Inclusão Pedagógico Cultural: daltonismo e o ensino de cores na educação infantil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.728-737

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Educação infantil. Daltonismo.

Resumo

O artigo aborda o ensino de cores incluindo crianças com daltonismo. As cores estão presentes em tudo que nos cerca e o uso das cores tem uma ligação direta ao desenvolvimento da criança. Os bebês percebem as cores a partir dos 3 meses, e nomeá-las é um processo  que se estende até os 3 anos, já que demanda estímulos, e é nessa fase, entre 2 e 3 anos, que a suspeita de daltonismo surge. A dificuldade varia entre perceber variação de tonalidades, e não enxergar cor específica. O trabalho objetiva compreender a deficiência ocular e refletir como pode ocorrer a inclusão dentro do projeto pedagógico de uma aula sobre cores.

Biografia do Autor

Arielly Kizzy Cunha, Doutoranda pelo PPG em Mídia e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação ,FAAC/UNESP

Doutoranda pelo PPG em Mídia e Tecnologia, FAAC/UNESP. Mestre em Televisão Digital: Informação e Conhecimento pela FAAC-UNESP-Bauru/SP. Especialista em Artes Visuais; Graduação em Andamento em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista Bauru/SP

Referências

BIZELLI, J. L. Inovação: limites e possibilidades para aprender na era do conhecimento. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp/Cultura Acadêmica, 2013.

CAPELINI, V.L.M.F; RODRIGUES, O.M.P.R, Orgs. A construção do projeto político pedagógico de uma escola inclusiva. Bauru: FC Unesp, 2010.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 9 ª Ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2013.

COLORADD. Educação. Disponível em: <http://www.coloradd.net/education.asp>. Acesso em: 01 jan. 2017.

FERREIRA, Ivani. Cores. Disponível em: <http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/05/emei-conceicao-de-itagua-professora.html>. Acesso em: 01 jan. 2017.

GRUCHOUSKEI, Suzane Salete. O aluno Daltônico na educação infantil.. Disponível em: <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/44352/Suzane%20Salete%20Gruchouskei.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jan. 2017.

JUCE. Projeto cores. 2013. Disponível em: <http://professorajuce.blogspot.com.br/2013/07/projeto-cores-para-o-maternal.html>. Acesso em: 01 jan. 2017.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998 (5ª edição).

PORTAL DO PROFESSOR. Ficha técnica aula cores. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012>. Acesso em: 30 jan. 2017.

ROCHA, RUTH. Bom-dia. Todas as cores! Editora Salamandra. 2013.

GUIA INFANTIL. Como ensinar cores para uma criança daltonica. Disponível em: <https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/aprendizagem/como-ensinar-as-cores-para-uma-crianca-daltonica/>. Acesso em: 01 jan. 2017.

TUA SAÚDE. Como diagnosticas o daltonismo. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/como-diagnosticar-o-daltonismo/>. Acesso em: 01 jan. 2017.

TUA SAÚDE. Como ensinar o daltônico a identificar as cores. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/como-ensinar-o-daltonico-a-identificar-as-cores/>. Acesso em: 01 jan. 2017.

Downloads

Publicado

28/06/2017

Como Citar

Cunha, A. K., & Cruz, J. A. S. (2017). Inclusão Pedagógico Cultural: daltonismo e o ensino de cores na educação infantil. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 729–739. https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.728-737

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)