PEDAGOGUE'S WORK IN THE SOCIAL ENTITIES: ANALYSIS OF PEDAGOGICAL ACTIONS INTEGRATED WITH PUBLIC POLICIES FOR SOCIAL ASSISTANCE

Authors

  • Karen Amaral do Nascimento Oliveira
  • José Anderson Santos Cruz Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/UNESP, Araraquara; Faculdade Anhanguera, Bauru https://orcid.org/0000-0001-5223-8078
  • Antônio Walter Ribeiro de Barros Júnior
  • Michelle Beatriz Godoy de Mattos
  • Sandra Mara Volpato

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9453

Keywords:

Social service. Pedagogy and education. Training and role of the teacher. Social assistance.

Abstract

We present here the possibilities about the role of the educator in social organizations, integrating the guidelines and intentions of public policies of social assistance. In this way aims to raise possible reflections about social assistance in Brazil, to the formation of the pedagogue, their functions in the field of social work, as well as its contribution to the achievement of public policy goals of social assistance. Will be addressed such concepts from literature search where the indicators of hypotheses were raised of empirical way to elucidate concepts, hypotheses and the evidence of the issues initially raised. Through this research some challenges were appointed, clarifying that the teacher's work in the social entities, namely, social pedagogy is intrinsically linked to the concepts of social education, non-formal education and the integral education of individuals; the amplitude of these concepts with the devaluation of the professional educator who works in the social field enhances the importance of not cease our search for clarity and recognition of social pedagogue.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karen Amaral do Nascimento Oliveira

Pós-graduada em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais, pela Universidade Educacional Anhanguera em Bauru – SP. Graduada em pedagogia, pela Universidade do Sagrado Coração de Jesus em Bauru – SP Licenciada em Pedagogia. Coordenadora Pedagógica e Gestora de Projetos Sociais e Culturais, nesta mesma organização.

José Anderson Santos Cruz, Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/UNESP, Araraquara; Faculdade Anhanguera, Bauru

Doutorando em Educação Escolar: Política e Gestão Educacional pela Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr/UNESP - Araraquara/SP (Pesquisa sobre Metodologias Ativas - MAs, especialmente a Sala de Aula Invertida - SAI, Blended Learning). Desenvolvendo trabalhos e pesquisas sobre Internacionalização da Educação, Estudos sobre TVD entre Brasil, Portugal e Espanha. Estudos sobre DOI, indexação para revistas científicas. Avaliador das Revistas: Educitec - AM e Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade - IFG. Mestre em Educação Assistida por Televisão Digital (UNESP) - Programa de Pós-graduação em TV Digital: Informação e Conhecimento (Atual Programa de Pós-graduação Mídias e Tecnologias - desde 07/2015) pela FAAC-UNESP-Bauru/SP ( Pesquisa sobre a Formação Profissional Inicial do Professor Universitário mediante o cenário das tecnologias e convergência tecnológica e midiática - era digital - mediação pedagógica com os meios de comunicação e tecnologias digitais). Professor Tutor em Metodologia da Pesquisa Cientifica na Pós-graduação da Faculdade Anhanguera de Bauru. Graduado em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Especialista em Antropologia pela Universidade Sagrado Coração-USC, Bauru/SP. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior e MBA Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera Bauru/SP. Membro da INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Consultor em Marketing e Comunicação, Palestrante, Gestor de Projetos e Eventos. Consultor em Serviços e Estratégias no segmento Beleza. Palestrante. Coordenação e Gestão de Projetos, Eventos Corporativos e Educacionais. Interesse e pesquisas nas áreas de Marketing, Comunicação, Mídias, Produção de Sentido, Análise do Discurso, Educação, Comunicação em Moda, Negócios, Criação, Pesquisa de Mercado, Embelezamento Pessoal, Consumidor, Administração, Relações Públicas, Comunicação e Mídia no Serviço Social, Politicas Públicas, Visagismo, Construção de Identidade, TV Digital, Educomunicação. Relações Públicas acerca das questões do Serviço Social, Análise do Discurso, Cibercultura e demais áreas que envolvem a Comunicação. Experiência em planejamento e análise de mercado; Estudo e Análise de viabilidade Econômica; Construção e desenvolvimento do Plano de Marketing e outros; Serviços de Coordenação e Supervisão de Equipes; Controle de vendas; Seleção, Desenvolvimento e Treinamento de Pessoal; Gestão de Pessoas. Supervisão Pedagógica; Administração de Departamento/Filial/Franquia; Participação de feiras e execução de eventos. Docente em cursos de especialização em cursos no segmento de beleza, visagismo, colorimetria. Integrante do Grupo de Estudos: Inovação: Planejamento estratégico, Processos Participativos e Avanços Tecnológicos (dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7620460647196325191028). Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5223-8078 - Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Jose_Santos_Cruz (Texto informado pelo autor).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2419735299778580


Antônio Walter Ribeiro de Barros Júnior

Prof. Dr. Adjunto Especial da Universidade Sagrado Coração. Graduado em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras e Artes (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras e Artes (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente cursa Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2015). Líder do Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq Ensino de Língua e Literatura e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru-SP

Michelle Beatriz Godoy de Mattos

Mestre em Comunicação Midiática, pós-graduada em Docência no Ensino Superior, Didática e Metodologia do Ensino Superior e graduada em: Publicidade e Propaganda; Pedagogia e cursando Filosofia. Atua na área acadêmica como professora da Graduação e Pós-Graduação, exerce também a função de coordenadora da Pós-Graduação, além de atuar como docente de filosofia no ensino fundamental II, médio e cursinho

References

BALEEIRO, Alionar; SOBRINHO, Barbosa. Constituições Brasileiras1946. 3ª Edição. Brasília. Subsecretaria de Edições Ténicas. 2012.

BEHRING, Elaine Rossetti. BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 9ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

BOING, Angela; SILVA, Maria Boenno. A educação e o pedagogo para além dosespaços escolares. Disponível em: <http://www.educardpaschoal.org.br/web/fundacao-artigos-ver.asp?aid=100?>. Acesso em: 17 dez. 2015.

BRASIL (a), Código Civil (1946). Constituição Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao46.htm>. Acesso em: 17 dez. 2015.

BRASIL (b), Código Civil (1988). Constituição Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm> Acesso em: 17 dez. 2015.

BRASIL (c), Código Civil (1993). Lei Orgânica de Assistência Social. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm>. Acesso em: 17 dez. 2015.

BRASIL (d), Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome. (2005) Plano Nacional de Assistência Social – PNAS. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/arquivo/Politica%20Nacional%20de%20Assistencia%20Social%202013%20PNAS%202004%20e%202013%20NOBSUAS-sem%20marca.pdf>. Aceso em: 17 dez. de 2015.

BRASIL (e), Ministério daEducação (2005). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2015

CARIDE, José Antônio. Las fronteras de la pedagogia social. Perspectivas científica e histórica. Barcelona: Gedisa, 2005. 285p.

CERONI, Mary Rosane. O Perfil do Pedagogo para atuação em Espaços NãoEscolares. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100040&script=sci_arttext>. Acesso em 17 dez. 2015.

CRUZ, José Anderson Santos.; BIZELLI, José Luís. Docência para o ensino superior: inovação, informação e construção do conhecimento na era digital. Cad. Ed. Tec. Soc., Inhumas, v. 8, n.1, p. 79-90, 2015. Disponível em: < http://cadernosets.inhumas.ifg.edu.br/index.php/cadernosets/article/view/227/130>. Acesso em: 17 dez. 2015.

DEMO, Pedro. Política Social, Educação e Cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática educativa. 25ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação. Cartas Pedagógicas e outros escritos. 1ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2014.155p.

GENEROSO, Claudiney. O Serviço Social como gestor de projetos sociais e o trabalho emequipe. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. Disponível em: <http://anhanguera.com>. Acesso em : 17 de dez. 2015.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MACHADO, Evelcy Monteiro. Pedagogia Social no Brasil: Políticas, teorias, e práticas em construção. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/PAL010.pdf. Acesso em: 17 dez. 2015.

PINTO, Roberto Perez. Terceiro Setor, Voluntariado e Responsabilidade Social. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. Disponível em: <http://anhanguera.com> Acesso em: 17 de dezembro de 2015.

REZENDE, Maria José de. A Ditadura Militar no Brasil: repressão e pretensão de ligitimidade 1964-1984 [livro eletrônico]. 1º Livro Eletrônico. Londrina. Eduel 2013. Disponível em: < http://www.uel.br/editora/portal/pages/arquivos/ditadura%20militar.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2015.

RIZOTTI, Maria. A construção do sistema de proteção social no Brasil: avanços e retrocessos na legislação social. Disponível em: <http://sisnet.aduaneiras.com.br/lex/doutrinas/arquivos/construcao.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2015.

SANTIAGO, Emerson. República do Café com Leite. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/revolucao-de-1930/>>. Acesso em: 17 de dez. 2015.

SERRÃO, Maria Isabel Batista. Aprender a Ensinar. São Paulo: Cortez, 2006.

SILVA, Fernando Guimarães Oliveira.Formação do pedagogo e as possibilidades de inserção profissional em espaços educativos não formais. Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/formacao-pedagogo-as-possibilidades-insercao-profissional-.htm>. Acesso em: 17 dez. 2015.

TAVARES, Andrezza; SANTOS, Fábio. Educação Social, Pedagogia Social e Espaços Não – Escolares: Horizontes conceituais necessários para o acolhimento de sujeitos emrisco na perspectiva do desenvolvimento humano. Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2010/Artigos/GT8/EDUCACAO_SOCIAL.pdf>. Acesso em:17 dez. 2015.

Published

15/01/2017

How to Cite

OLIVEIRA, K. A. do N.; CRUZ, J. A. S.; BARROS JÚNIOR, A. W. R. de; MATTOS, M. B. G. de; VOLPATO, S. M. PEDAGOGUE’S WORK IN THE SOCIAL ENTITIES: ANALYSIS OF PEDAGOGICAL ACTIONS INTEGRATED WITH PUBLIC POLICIES FOR SOCIAL ASSISTANCE. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 227–247, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9453. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9453. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.