Educação em saúde com crianças sobre a infecção pelo novo coronavírus
Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.15786Palavras-chave:
Educação, Saúde, Crianças, COVID-19Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever as atividades de um projeto de educação e saúde, realizado com crianças matriculadas em uma Creche Escola de uma cidade localizada na Bahia. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem descritiva, do projeto ‘‘Educação em saúde com crianças sobre a infecção pelo novo coronavírus’’. As atividades aconteceram no mês de julho de 2021 e foram voltadas para crianças de quatro a oito anos de idade. A metodologia adotada permitiu a abordagem da temática da COVID-19 e medidas de biossegurança, pautada na cultura infantil articulando o modo como as crianças pensam e suas linguagens. A realização dos encontros possibilitou que as crianças refletissem sobre seu papel na contenção da doença, contribuindo com a construção de saberes e divulgação de conhecimento científico na comunidade escolar.
Downloads
Referências
COTONHOTO, L. A.; ROSSETTI, C. B.; MISSAWA, D. D. A. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Constr. Psicopedag, v. 27, n. 28, p. 37-47, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542019000100005. Acesso em: 8 ago. 2021.
FISCARELLI, S. H.; MORGADO, C. L.; UEHARA, F. M. Objetos de aprendizagem e alfabetização: uma proposta de uso de recursos lúdicos para crianças com dificuldades de aprendizagem. Conhecimento & Diversidade, v. 9, n. 18, p. 144-160, jul./set. 2017. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/4107. Acesso em: 16 ago. 2021.
PALMA, M. S. Representações das crianças sobre o brincar na escola. Revista Portuguesa de Educação, v. 30, n. 2, p. 203-221, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37453714010.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.
PASSOS, C. O.; ALMEIDA, I. S. A intervenção da realidade na formação do cidadão em um ambiente escolar. Portal de Revistas UNISUAM, v. 2, n. 1, p. 72-77, 2017. Disponível em: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/projectus/article/view/25254146.2017v2n1p72. Acesso em: 13 ago. 2021.
SARMENTO, M. J.; TREVISAN, G. A crise social desenhada pelas crianças: imaginação e conhecimento social. Educar em Revista, Curitiba, n. esp. 2, p. 17-34, set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4kx5YwwP8nsgrXfDnBJMBWd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 16 ago. 2021.
SILVA, R. S. L. M. A arte de contar histórias na educação infantil. Revista Even. Pedagóg., v. 8, n. 1, p. 207-223, jan./jul. 2017. Disponível em:
https://web.archive.org/web/20180413231318id_/http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/2835/2040. Acesso em: 10 ago. 2021.
SILVA, T. S. G. Ensino de ciências e experimentação nos anos iniciais: da teoria à prática. Revista pró-discente, v. 25, n. 1, p. 41-53, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/20913. Acesso em: 10 ago. 2021.
WESCHENFELDER, G. V.; FRADKIN, S.; YUNES, M. A. M. Super-heróis como Recursos para Promoção de Resiliência em Crianças e Adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 33, e33425, p. 1-8, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/6XBYR8PNjcqVG9LSsVK3G6q/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.