Educação em saúde com crianças sobre a infecção pelo novo coronavírus

Relato de experiência

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.15786

Mots-clés :

Educação, Saúde, Crianças, COVID-19

Résumé

Este artigo tem como objetivo descrever as atividades de um projeto de educação e saúde, realizado com crianças matriculadas em uma Creche Escola de uma cidade localizada na Bahia. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem descritiva, do projeto ‘‘Educação em saúde com crianças sobre a infecção pelo novo coronavírus’’. As atividades aconteceram no mês de julho de 2021 e foram voltadas para crianças de quatro a oito anos de idade. A metodologia adotada permitiu a abordagem da temática da COVID-19 e medidas de biossegurança, pautada na cultura infantil articulando o modo como as crianças pensam e suas linguagens. A realização dos encontros possibilitou que as crianças refletissem sobre seu papel na contenção da doença, contribuindo com a construção de saberes e divulgação de conhecimento científico na comunidade escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Raquel Vieira Farias, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana – BA – Brasil

Graduanda do curso de Enfermagem.

Aisiane Cedraz Morais, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana – BA – Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Saúde. Doutora em Enfermagem.

Ana Verena de Araújo Vidal Matos, Creche Escola Amor Coruja (CEAC), Feira de Santana – BA – Brasil

Coordenadora Pedagógica.

Références

COTONHOTO, L. A.; ROSSETTI, C. B.; MISSAWA, D. D. A. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Constr. Psicopedag, v. 27, n. 28, p. 37-47, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542019000100005. Acesso em: 8 ago. 2021.

FISCARELLI, S. H.; MORGADO, C. L.; UEHARA, F. M. Objetos de aprendizagem e alfabetização: uma proposta de uso de recursos lúdicos para crianças com dificuldades de aprendizagem. Conhecimento & Diversidade, v. 9, n. 18, p. 144-160, jul./set. 2017. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/4107. Acesso em: 16 ago. 2021.

PALMA, M. S. Representações das crianças sobre o brincar na escola. Revista Portuguesa de Educação, v. 30, n. 2, p. 203-221, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37453714010.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.

PASSOS, C. O.; ALMEIDA, I. S. A intervenção da realidade na formação do cidadão em um ambiente escolar. Portal de Revistas UNISUAM, v. 2, n. 1, p. 72-77, 2017. Disponível em: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/projectus/article/view/25254146.2017v2n1p72. Acesso em: 13 ago. 2021.

SARMENTO, M. J.; TREVISAN, G. A crise social desenhada pelas crianças: imaginação e conhecimento social. Educar em Revista, Curitiba, n. esp. 2, p. 17-34, set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4kx5YwwP8nsgrXfDnBJMBWd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 16 ago. 2021.

SILVA, R. S. L. M. A arte de contar histórias na educação infantil. Revista Even. Pedagóg., v. 8, n. 1, p. 207-223, jan./jul. 2017. Disponível em:

https://web.archive.org/web/20180413231318id_/http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/2835/2040. Acesso em: 10 ago. 2021.

SILVA, T. S. G. Ensino de ciências e experimentação nos anos iniciais: da teoria à prática. Revista pró-discente, v. 25, n. 1, p. 41-53, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/20913. Acesso em: 10 ago. 2021.

WESCHENFELDER, G. V.; FRADKIN, S.; YUNES, M. A. M. Super-heróis como Recursos para Promoção de Resiliência em Crianças e Adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 33, e33425, p. 1-8, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/6XBYR8PNjcqVG9LSsVK3G6q/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.

Publiée

30/06/2022

Comment citer

FARIAS, R. V.; MORAIS, A. C. .; MATOS, A. V. de A. V. Educação em saúde com crianças sobre a infecção pelo novo coronavírus: Relato de experiência. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022007, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.15786. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/15786. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência