A importância da música na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.16743

Palavras-chave:

Música, Criança, Desenvolvimento, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho discute a música como uma ferramenta pedagógica utilizado na sala de aula para auxiliar nas atividades pedagógicas propostas pelo professor na educação infantil, ela um instrumento facilitador que contribui para o desenvolvimento e aprendizagem é uma linguagem importante, pois a criança consegue expressar seus sentimentos, desenvolver a sensibilidade e garantir benefícios para parte social, cognitiva, emotiva, ajuda na oralidade e a criar um vocabulário. A música torna a aula mais atraente, interessante, desperta a criatividade e imaginação, ela está presente na vida da criança desde o ventre da mãe e continua na sua infância e durante a vida toda no ambiente escolar é utilizada pelo professor ela contribui na construção do conhecimento da criança um instrumento para prática do educador tornando o ambiente lúdico e prazeroso. Assim o objetivo geral é conhecer como a música contribui para o processo da ensino-aprendizagem do aluno na educação infantil. Já os objetivos específicos: apresentar os conceitos de Ludicidade na Educação; descrever as fases de desenvolvimento infantil; apontar como a utilização da música na educação infantil pode ajudar no desenvolvimento da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Heloisa Franco Anhaia, Faculdade Anhanguera de Bauru (FAB), Bauru – SP – Brasil

Discente do curso de Pedagogia.

Maria Luiza Mariano, Faculdade Anhanguera de Bauru (FAB), Bauru – SP – Brasil

Docente do Departamento de Psicologia e Pedagogia. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP).

Referências

BALESTRA, Maria. A Psicopedagogia em Piaget: uma ponte para a educação da liberdade. Curitiba: Ibpex, 2007.

BUENO, Roberto. Pedagogia da Música. Jundiaí: Keyboard, 2011. v. 1.

BUENO, Roberto. Pedagogia da Música. Jundiaí: Keyboard, 2012. v. 2.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, [1998]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF:MEC, [2017]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.

BRÉSCIA, Vera L. P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

COSTA, S. A formação lúdica do professor e suas implicações éticas e estéticas. Psicopedagogia online, 2005. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=692. Acesso em: 9, mar.2021.

CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: A música como meio de desenvolveraintegraçãodoser. Recreart, 2005. Disponívelem: http://www.iacat.com/Revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm. Acesso em 15, abr. 2021

CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis. Educação Infantil: Pra que te quero. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2012.

GAINZA,Violeta Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. Tradução Beatriz A. Cannabrava. São Paulo: Summes, 1988. 144 p.

GODOI, Luís Rodrigo. A importância da música na Educação Infantil. 2011. 36 f. Monografia (Trabalho Conclusão do curso de Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

HUMMES, Júlia Maria. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical, Porto Alegre, v. 11, n. 11, p. 17-25, set. 2004.

LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl De; DANTAS, Heloysa. Piaget Vygotsky Wallon: Teorias Psicogenéticas em discussão. São Paulo: SUMMUS, 1992.

MELO, Belane Rodrigues de. A importância da brincadeira como recurso de aprendizagem. Disponível em: http://www.faedf.edu.br/faedf/Revista/AR01.pdf. Acesso em: 9 mar. 2021.

MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Importância da Ludicidade na Construção do Conhecimento. Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional – FAC. São Roque, São Paulo. 2014.

MONTOYA, Adrian Oscar Dongo. Piaget: imagem mental e construção do conhecimento. São Paulo: UNESP, 2005.

OLIOSI, Simone Ribeiro. A ludicidade no contexto das práticas pedagógicas na educação infantil de 0 a 3 anos. Revista Eventos Pedagógicos, Mato Grosso, v. 7, n. 3, p. 1307-20. 2016.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: ARTMED, 2006

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução Maria Alice Magalhães D´ Amorim e Paulo Sergio Lima Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1999. 69 p.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução Maria Alice Magalhães D´ Amorim e Paulo Sergio Lima Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária,2003. 69 p.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

RAPPAPORT, Clara Regina; FIORI, Wagner da Rocha; DAVIS, Cláudia. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1981.

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: IBPEX, 2013.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

SILVA, Fabiana Fernandes da. A Vivência Lúdica na Prática da Educação Infantil: Dificuldades e Possibilidades Expressas no Corpo da Professora. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João Del-Rei, 2011.

TOURINHO, I. Música: pesquisa e conhecimento. Disponível em: www.cantigasdevalor.com.br/autor.html/. Acesso em 04/05/2022

VENTURA, Marília S. M. Atividades lúdicas: jogar e brincar promove o desenvolvimento do pensar da criança. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 26, n. 103, p. 03-54, 2010.

YGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Publicado

04/10/2021

Como Citar

ANHAIA, M. H. F.; MARIANO, M. L. A importância da música na educação infantil. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021022, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.16743. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16743. Acesso em: 25 maio. 2022.