A importância da música na educação infantil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.16743

Mots-clés :

Música, Criança, Desenvolvimento, Aprendizagem

Résumé

Este trabalho discute a música como uma ferramenta pedagógica utilizado na sala de aula para auxiliar nas atividades pedagógicas propostas pelo professor na educação infantil, ela um instrumento facilitador que contribui para o desenvolvimento e aprendizagem é uma linguagem importante, pois a criança consegue expressar seus sentimentos, desenvolver a sensibilidade e garantir benefícios para parte social, cognitiva, emotiva, ajuda na oralidade e a criar um vocabulário. A música torna a aula mais atraente, interessante, desperta a criatividade e imaginação, ela está presente na vida da criança desde o ventre da mãe e continua na sua infância e durante a vida toda no ambiente escolar é utilizada pelo professor ela contribui na construção do conhecimento da criança um instrumento para prática do educador tornando o ambiente lúdico e prazeroso. Assim o objetivo geral é conhecer como a música contribui para o processo da ensino-aprendizagem do aluno na educação infantil. Já os objetivos específicos: apresentar os conceitos de Ludicidade na Educação; descrever as fases de desenvolvimento infantil; apontar como a utilização da música na educação infantil pode ajudar no desenvolvimento da criança.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria Heloisa Franco Anhaia, Faculdade Anhanguera de Bauru (FAB), Bauru – SP – Brasil

Discente do curso de Pedagogia.

Maria Luiza Mariano, Faculdade Anhanguera de Bauru (FAB), Bauru – SP – Brasil

Docente do Departamento de Psicologia e Pedagogia. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP).

Références

BALESTRA, Maria. A Psicopedagogia em Piaget: uma ponte para a educação da liberdade. Curitiba: Ibpex, 2007.

BUENO, Roberto. Pedagogia da Música. Jundiaí: Keyboard, 2011. v. 1.

BUENO, Roberto. Pedagogia da Música. Jundiaí: Keyboard, 2012. v. 2.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, [1998]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF:MEC, [2017]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.

BRÉSCIA, Vera L. P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

COSTA, S. A formação lúdica do professor e suas implicações éticas e estéticas. Psicopedagogia online, 2005. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=692. Acesso em: 9, mar.2021.

CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: A música como meio de desenvolveraintegraçãodoser. Recreart, 2005. Disponívelem: http://www.iacat.com/Revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm. Acesso em 15, abr. 2021

CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis. Educação Infantil: Pra que te quero. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2012.

GAINZA,Violeta Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. Tradução Beatriz A. Cannabrava. São Paulo: Summes, 1988. 144 p.

GODOI, Luís Rodrigo. A importância da música na Educação Infantil. 2011. 36 f. Monografia (Trabalho Conclusão do curso de Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

HUMMES, Júlia Maria. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical, Porto Alegre, v. 11, n. 11, p. 17-25, set. 2004.

LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl De; DANTAS, Heloysa. Piaget Vygotsky Wallon: Teorias Psicogenéticas em discussão. São Paulo: SUMMUS, 1992.

MELO, Belane Rodrigues de. A importância da brincadeira como recurso de aprendizagem. Disponível em: http://www.faedf.edu.br/faedf/Revista/AR01.pdf. Acesso em: 9 mar. 2021.

MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Importância da Ludicidade na Construção do Conhecimento. Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional – FAC. São Roque, São Paulo. 2014.

MONTOYA, Adrian Oscar Dongo. Piaget: imagem mental e construção do conhecimento. São Paulo: UNESP, 2005.

OLIOSI, Simone Ribeiro. A ludicidade no contexto das práticas pedagógicas na educação infantil de 0 a 3 anos. Revista Eventos Pedagógicos, Mato Grosso, v. 7, n. 3, p. 1307-20. 2016.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: ARTMED, 2006

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução Maria Alice Magalhães D´ Amorim e Paulo Sergio Lima Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1999. 69 p.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução Maria Alice Magalhães D´ Amorim e Paulo Sergio Lima Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária,2003. 69 p.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

RAPPAPORT, Clara Regina; FIORI, Wagner da Rocha; DAVIS, Cláudia. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1981.

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: IBPEX, 2013.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

SILVA, Fabiana Fernandes da. A Vivência Lúdica na Prática da Educação Infantil: Dificuldades e Possibilidades Expressas no Corpo da Professora. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João Del-Rei, 2011.

TOURINHO, I. Música: pesquisa e conhecimento. Disponível em: www.cantigasdevalor.com.br/autor.html/. Acesso em 04/05/2022

VENTURA, Marília S. M. Atividades lúdicas: jogar e brincar promove o desenvolvimento do pensar da criança. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 26, n. 103, p. 03-54, 2010.

YGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Publiée

04/10/2021

Comment citer

ANHAIA, M. H. F.; MARIANO, M. L. A importância da música na educação infantil. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021022, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.16743. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16743. Acesso em: 3 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.