Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na formação do nutricionista

Um olhar sobre documentos curriculares latino-americanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.18850

Palavras-chave:

Formação Profissional, Educação Superior, Nutrição

Resumo

Este trabalho objetificou identificar e analisar conteúdos de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) em componentes curriculares de cursos de graduação em nutrição de Instituições de Ensino Superior (IES) da América Latina. Realizado em 2018, através de pesquisa documental exploratória, referenciada na análise de conteúdo, integrando abordagem quantitativa e reflexiva. Fizeram parte do estudo 29 cursos de 25 IES e 17 Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). A análise ocorreu a partir das categorias: aderência, coerência, proporção e posição ao longo do curso, classificadas em escala likert em conceitos A, B e C. Destes 17 cursos com PPP, as avaliações resultaram em: 53% B, 29% C e 18% A, apontando o predomínio de pontuações medianas e baixas. A SSAN se mostra distante da visão abrangente, expressa ou não nos documentos, reforçando a importância dos PPP e que os mesmos sejam constantemente atualizados, aprofundando coesamente a SSAN em seus componentes curriculares.

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Biografia do Autor

Gabriel Cunha Beato, Universidade Estadual Paulista

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição.

Najla de Oliveira Cardozo, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Regina María Popelka, Universidade Estadual Paulista

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Maria Rita Marques de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação.

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Publicado

30/12/2023

Como Citar

BEATO, G. C.; CARDOZO, N. de O.; POPELKA, R. M.; OLIVEIRA, M. R. M. de. Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na formação do nutricionista: Um olhar sobre documentos curriculares latino-americanos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 19, n. 00, p. e023017, 2023. DOI: 10.26673/tes.v19i00.18850. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18850. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Áreas da Educação e Saúde

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