Ansiedade e depressão na universidade: contribuições da Terapia Comunitária Integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v16iesp.1.14309

Palavras-chave:

Terapias complementares, Universidade, Ansiedade, Depressão.

Resumo

Este artigo avalia os níveis de ansiedade e depressão dos estudantes de graduação e pós-graduação de universidade pública no sul do país antes e após participação em Terapia Comunitária Integrativa. Utilizamos a pesquisa experimental, com desenho pré/pós-teste com intervenção da Terapia Comunitária Integrativa, desenvolvida em 2018/2019, com uso da Escala de “Hospital Anxiety and Depression” e análise realizada por programa estatístico R Core Team e Teste de Wilcoxon. Pode-se observar diminuição estatisticamente significativa dos escores de provável ansiedade e depressão em aproximadamente 30% dos estudantes da graduação como para pós-graduação, o que traz o potencial da terapia comunitária integrativa para manejo destas patologias além de promover a saúde, autoconhecimento, fortalecimento de vínculos. A Terapia Comunitária Integrativa diminuiu os níveis de ansiedade e de depressão nos estudantes. Desse modo, pode ser considerada, uma ferramenta importante para auxílio ao cuidado de saúde no ambiente estudantil universitário.

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Biografia do Autor

Jucelei Pascoal Boaretto, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares do Município de Londrina.

Milene Zanoni da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFR), Curitiba – PR

Professora Adjunta II do Departamento de Saúde Coletiva. Doutorado em Saúde Coletiva (UEL).

Eleine Aparecida Penha Martins, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Professora Associada do Departamento de Enfermagem e docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Doutorado em Enfermagem Fundamental (EERP-USP).

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Publicado

21/10/2020

Como Citar

BOARETTO, J. P.; SILVA, M. Z. da; MARTINS, E. A. P. Ansiedade e depressão na universidade: contribuições da Terapia Comunitária Integrativa. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 296–310, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16iesp.1.14309. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14309. Acesso em: 19 abr. 2024.

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