A Terapia Ocupacional no contexto da educação em saúde: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.14925

Palavras-chave:

Atenção primaria á saúde, Educação em saúde, Terapia ocupacional

Resumo

A educação em saúde é um método promissor ao enfrentamento das adversidades que afetam a saúde da população. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem descritiva. Com objetivo de narrar a experiência vivenciada por estudantes de terapia ocupacional numa Unidade Municipal de Saúde – UMS. Apto e capaz de designar inúmeras formas de cuidado de maneira adequada percebeu-se a terapia ocupacional se sobressai por possuir um olhar apoiador e potencializador. Conclui-se que as atividades confeccionadas apresentaram-se satisfatoriamente favorecendo para a saúde e o bem-estar dos participantes, contudo é importante ressaltar que tais ações devem se adaptadas a rotina das unidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayana dos Santos Flexa, Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém – PA

Graduação em Terapia Ocupacional.

Raissa Brígido Ispala Camargo, Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém – PA

Graduação em Terapia Ocupacional.

Sara Pacheco Nogueira, Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém – PA

Graduação em Terapia Ocupacional.

Samantha Cristiny Fernandes Nunes, Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém – PA

Graduação em Terapia Ocupacional.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular em saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007.

HELMAN, C. G. Cultura, saúde e doença. Trad. Eliane Mussnich. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1994. 333 p.

MEDINA, J. L. Tipos de neuropatia diabética. 2019. Disponível em: https://apdp.pt/viver-bem-a-diabetes/tipos-de-neuropatia-diabetica/. Acesso em: 15 nov. 2020.

PITAGUARI, A. Educação: base de saúde e bem-estar? 2016. Disponível: http://autonomiaemsaude.net.br/. Acesso em: 15 nov. 2020.

POLIGNANO, M. V. HISTÓRIAS DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL. Uma pequena revisão. 2005. Disponível em: http://medicinadeemergencia.org/. Acesso em: 31 mar. 2021.

REIS, T. C. et al. Educação em saúde: aspectos históricos no Brasil. J Health Sci Inst., v. 31, n. 2, p. 219-223, 2013.

ROCHA, E. F.; SOUZA, C. C. B. X. Terapia Ocupacional em reabilitação na Atenção Primária à Saúde: possibilidades e desafios. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 22, n. 1, p. 36-44, jan./abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i1p36-44

ROCHA, P. S; SILVA, S. S; RAIMUNDO, J. B. Educação em saúde no âmbito escolar: ações da terapia ocupacional. Revista Criar Educação, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18616/ce.v0i0.2918

SALCI, M. A. et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 224-300, jan./mar. 2013.

SILVA, A. D.; SEFFNER, F. Educação em saúde: o que se ensina e o que se aprende? Re-presentações de saúde e doença para homens idosos em situação de adoecimento. Textura, n. 33, jan./abr. 2015.

SILVA, C. C. B.; EMMEL, M. L. G. Jogos e brincadeiras: roteiro de análise de atividades para o terapeuta ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, v. 4, n. 1, p. 46-62, 1993.

SOUSA, E. N. Q. Inserção do terapeuta ocupacional em dispositivos da Rede de Saúde no município de João Pessoa. 2015. 60 f. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Terapia Ocupacional) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

SOUZA, A. C.; COLOMÉ, I. C. S.; COSTA, L. E. D.; OLIVEIRA, D. L. L. C. A Educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 147-530, ago. 2005.

Publicado

20/04/2021

Como Citar

FLEXA, N. dos S.; CAMARGO, R. B. I.; NOGUEIRA, S. P.; NUNES, S. C. F. A Terapia Ocupacional no contexto da educação em saúde: um relato de experiência. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021007, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.14925. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14925. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.