Intervenção com famílias cujos filhos são surdocegos

Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento, Maria Piedade Resende da Costa

Resumo


A família é o agente mediador primário entre o indivíduo e as demais unidades da sociedade. Sofre interferência nos casos da presença de uma alteração no desenvolvimento do filho. O presente estudo teve como objetivo implementar e avaliar um programa de intervenção que fornecesse oportunidades crescentes de desenvolvimento de  novas competências nos pais, em relação às possibilidades e as técnicas de comunicação mais viáveis com suas filhas surdocegas.  Participaram duas famílias que possuem filhas surdocegas (identificadas como 9F e 7F), pré-lingüísticas, ambas com surdez profunda bilateral associadas à baixa visão monocular. A coleta de dados ocorreu 106 encontros com as famílias, distribuídos em formas de atividades distintas: avaliação inicial, reuniões, aulas abertas, troca de informações, visitas às residências e avaliação final. O aspecto mais destacado pelas famílias foram o desenvolvimento e ampliação dos recursos de comunicação. Este fato promoveu mudanças positivas e importantes no comportamento das filhas. Provavelmente, o progresso e as conquistas obtidas pelos participantes só se tornaram viáveis em função dos contatos constantes estabelecidos entre a escola e o contexto familiar.


Palavras-chave


Educação especial. Surdocegueira. Comunicação. Mediação.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

CADER-NASCIMENTO, F. A. A. A.; COSTA, M. P. R. da. Descobrindo a surdocegueira: Educação e Comunicação. São Carlos: Ed. da UFSCar, 2007.

CHACON, M. C. M. Deficiência mental e integração social: o papel mediador da mãe. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.3, n.5, p.87-96, 1999.

MIRA, M.; HOFFAMAN, S. Educational programing for multihandicapped deaf-blind children. Exceptional Children, Reston, v.40, n.7, p.513-514, 1974.

MURDOCH, H. The development of infants who are deaf-blind: a case study. Journal of Visual Impairment & Blindness, New York, v.88, n.4, p.357-367, 1994.

REGEN, M.; ARDORE, M.; HOFFMANN, V. M. B. Mães e filhos especiais: relato de experiência com grupos de mães de crianças com deficiência. Brasília: CORDE, 1993.

TELFORD, C. W.; SAWREY, J. M. O indivíduo excepcional. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

WATKINS, S. et al. The effectiveness of an intervener model of services for young deaf-blind children. American Annals of Deaf, Washington, v.139, n.4, p.404-409, 1991.




DOI: https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10816

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação



 

 

 

 

DOXA: Rev. Bras. Psicol. Educ., Araraquara, São Paulo, Brasil, e-ISSN: 2594-8385

DOI: 10.30715/doxa

Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.