Perspectivas lúdicas para o ensino de ciências no início da educação fundamental

Autores

  • Aline Juliana O.-Persicheto Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10959

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Atividades lúdicas. Práticas pedagógicas.

Resumo

O cenário de pesquisas sobre o ensino de Ciências na fase inicial da escolarização indica questões emergentes sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nível de ensino. Ademais, ainda que seja reconhecida a importância de ensinar Ciências desde o início da Educação Básica, ainda persiste o espaço residual e restrito desta disciplina nos primeiros anos de escolarização. Aliado a esse quadro complexo, as práticas escolares tem se apresentado, em grande parte, com ênfase nas aulas expositivas, com reduzida participação dos estudantes em seu processo de aprendizagem. De tal modo, algumas investigações têm se desenvolvido com a intenção de subsidiar a construção de práticas pedagógicas pautadas nas especificidades da infância na aprendizagem dos conceitos científicos. Assim, o presente trabalho, de natureza teórica, objetivou discutir as principais potencialidades da perspectiva lúdica para a atuação do professor multidisciplinar, apresentando situações possíveis de serem realizadas no contexto escolar e que contribuam com aprendizagem das crianças em uma atmosfera que estimule cada vez mais o interesse e a curiosidade. A revisão da literatura indicou várias alternativas, sendo que, para este texto, foram selecionados: os jogos didáticos, as obras  de literatura infantil e o teatro. A análise do uso desses recursos permitiu concluir que as perspectivas lúdicas, quando planejadas e desenvolvidas de modo criterioso, podem representar um elemento fundamental do processo de ensino que favorece a aprendizagem dos estudantes de modo qualitativo.

 

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Biografia do Autor

Aline Juliana O.-Persicheto, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência

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Publicado

01/06/2017

Como Citar

O.-PERSICHETO, A. J. Perspectivas lúdicas para o ensino de ciências no início da educação fundamental. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 355–370, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10959. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10959. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática