Um percurso pela angústia na obra de Freud
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v22iesp.1.14133Palavras-chave:
Angústia, Sigmund Freud, Sexual.Resumo
Este artigo apresenta um trajeto pelos principais textos de Sigmund Freud que têm como tema central a angústia. Desde o início de sua obra, este era um assunto abordado por Freud. Incialmente, a angústia aparecia relacionada diretamente às neuroses atuais, ponto de partida para uma primeira teoria da angústia, em que esta era considerada resultado de uma excitação sexual não descarregada. Com o passar dos anos, as abordagens em relação à angústia se modificam, culminando em uma segunda teoria da angústia, apresentada no famoso texto “Inibição, Sintoma e Angústia”, de 1926. O objetivo deste trabalho, é expor em revisão bibliográfica, o percurso feito por Freud a respeito das teorias sobre a angústia e os principais conceitos que se articulam a ela.Downloads
Referências
FREUD, S. As neuropsicoses de defesa. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. III. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1969.
FREUD, S. A ansiedade. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. XVI. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1969.
FREUD, S. O estranho. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. XVII. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1969.
FREUD, S. Inibições, sintoma e angústia. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
FREUD, S. A ansiedade e vida instintual. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. XXII. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1969.
JORGE, M. A. C. Fundamentos da psicanálise de freud a lacan: a prática analítica. v. 3. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
LEITE, S. Angústia. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.