O estigma presente nos discursos de professores sobre laudos e a relação com as queixas escolares

Análise a partir de um contexto neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.16203

Palavras-chave:

Transtornos mentais, Dificuldade de aprendizagem, Educação inclusiva, Estigma, Neoliberalismo

Resumo

Esse trabalho buscou compreender concepções sobre as crianças com laudos. O objetivo foi analisar os discursos sobre os laudos como solução para queixas de dificuldades de aprendizagem. Foram entrevistados professores e profissionais de apoio da rede pública de ensino em uma cidade no interior de Goiás. As entrevistas foram transcritas e, na sequência, foi feita uma análise de conteúdo (temática). A partir das temáticas centrais nos discursos dos entrevistados, foram criadas seis categorias e aqui será apresentada a categoria “Concepções sobre laudos e crianças com dificuldades de aprendizagem”. Observou-se, nos discursos, forte influência da concepção médica e biológica dos problemas de aprendizagem, além de estereótipos e preconceitos em relação às crianças com transtornos mentais e/ou dificuldades de aprendizagem. É necessário um olhar crítico dos profissionais que se inserem na educação para superar concepções de sujeito descontextualizadas do cenário social, econômico, político e educacional para, então, alcançar uma educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Andreia Alves de Castro, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – GO – Brasil

Psicóloga. Mestrado em Educação (UFG-Regional Jataí).

Eveline Borges Vilela-Ribeiro, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Professora. Doutorado em Química (UFG).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

CASTRO, A. A. de; VILELA-RIBEIRO, E. B. O estigma presente nos discursos de professores sobre laudos e a relação com as queixas escolares: Análise a partir de um contexto neoliberal. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.16203. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/16203. Acesso em: 28 mar. 2024.