Relação entre o perfil socioeconômico e o padrão de uso de álcool e maconha de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.16214

Palavras-chave:

Epidemiologia, Educação de Jovens e Adultos, Estudantes, Álcool, Maconha

Resumo

Objetiva-se discutir o perfil socioeconômico de estudantes da EJA em Florianópolis em sua relação com o padrão de uso de álcool e maconha. Delineamento epidemiológico e transversal, com 364 participantes, uso de estatísticas descritivas e inferenciais. O padrão de consumo apresentado no último ano e mês de álcool (73,9% e 59,3%) e de maconha (39% e 31,9%) foi significativamente maior do que os dados disponíveis de outras pesquisas sobre estudantes brasileiros, como do CEBRID e do IBGE. Entre os estudantes, a dimensão da faixa etária foi a que apresentou diferenças mais significativas, quando os de 15-17 anos tiveram índices mais elevados de consumo de substâncias do que os mais velhos, refletindo a questão da juvenilização da EJA. O histórico de vulneração dos estudantes da EJA, que chegam a esta modalidade com várias experiências de exclusão escolar e social é uma das principais condições para este uso elevado de substâncias psicoativas.

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Biografia do Autor

Aline da Costa Soeiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Douglas Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil

Professora Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Pós-doutorado em Ciências da Prevenção (Saúde Pública) (MSGM/Miami).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

SOEIRO, A. da C.; GARCIA, D.; SCHNEIDER, D. R. Relação entre o perfil socioeconômico e o padrão de uso de álcool e maconha de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022009, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.16214. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/16214. Acesso em: 9 nov. 2024.