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A Reforma do Ensino Médio por meio da revisão de literatura, aspectos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24i00.18182

Palavras-chave:

Educação, Ensino de História, Reforma do Ensino Médio, Lei n° 13.415/2017

Resumo

 O presente artigo objetiva apresentar o mapeamento de produção de teses e dissertações realizadas entre 2012-2022 que problematizam a Reforma do Ensino Médio, instituída por meio da Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017). Situados no campo do Ensino de História, o estudo proposto é parte inicial de uma pesquisa de doutoramento, que se propõe a investigar o não lugar da disciplina de História na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na etapa do Ensino Médio. Ao consideramos a História como um campo de conhecimentos necessários à formação humana, política e da cidadania a compreendemos como um corpus de conhecimentos específicos que contribuem sobremaneira para a compreensão da ação humana no e com o tempo. Conhecimentos que nos permitem compreender como nos tornamos o que somos, considerando nossa condição histórica que é temporal. Ao conhecermos as ações humanas que resultaram no que experienciamos hoje, torna-se possível refletir sobre as problemáticas que nos conduziram ao nosso tempo histórico, bem como é possível, ainda, vislumbrar quais as ações humanas que podem transformar o futuro, através das intervenções possíveis na história, no presente. Para tanto, consideramos que a história, como disciplina escolar, contribui na formação de identidades individuais e coletivas, através de processos de identificação passíveis de serem estabelecidos mediante o conhecimento da história que nos antecede e que está fundada num processo colonizador que se reelabora e atualiza como um projeto político-ideológico neoliberal imperialista no mundo ocidental, e, neste caso específico, na sociedade brasileira. Dessa forma, compreendemos que este texto se constitui também como uma orientação para as delimitações e definições da pesquisa em desenvolvimento. Além disso, trata-se também, de conhecer os estudos produzidos por outros/as parceiros/as que muito têm a contribuir para a compreensão da (des) reforma.

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Biografia do Autor

Guilherme Henrique da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Marizete Lucini, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada IV no Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP). Pós-doutorado (UFRGS).

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Publicado

10/07/2023

Como Citar

SILVA, G. H. da; LUCINI, M. Construindo em rede: A Reforma do Ensino Médio por meio da revisão de literatura, aspectos iniciais. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. 00, p. e023004, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24i00.18182. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18182. Acesso em: 6 dez. 2024.