Apontamentos para pensar em poéticas queer negras no Brasil da atualidade

Autores

Palavras-chave:

Arte, Artivismo, Feminismos, Interseccionalidade, Poéticas

Resumo

O texto enfatiza que nas recentes produções artísticas de pessoas LGBTQIA+ está sendo construída uma indissociabilidade entre sexo, gênero e raça. Essa intersecção também está presente nos estudos acadêmicos mais recentes, que promovem um diálogo entre feminismos negros, queer e decoloniais. O objetivo central do texto é proporcionar uma reflexão sobre essas interseccionalidades e fornecer alguns insights para a compreensão das poéticas queer negras contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Colling, Universidade Federal da Bahia

Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade. Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA).

Referências

ALÓS, A. P. Narrativas da sexualidade: pressupostos para uma poética queer. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 837-864, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/qct6T7rqY7HDJyXkZwBhJdp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 dez. 2022.

BERGMAN, C.; MONTGOMERY, N. Militancia alegre. Tejer resistencias, florecer en tiempos tóxicos. Madrid: Tumba la casa ediciones/Traficantes de Sueños, 2023. Disponível em: https://traficantes.net/sites/default/files/pdfs/UTIL29_Militancia_alegre_web.pdf. Acesso em: 24 jan. 2023.

BONA, D. T. Cosmopoéticas do refúgio. Florianópolis, SC: Cultura e Barbárie, 2020.

COLLING, L. A emergência e algumas características da cena artivista das dissidências sexuais e de gênero no Brasil da atualidade. In: COLLING, L. (org.). Artivismos das dissidências sexuais e de gênero. Salvador: EDUFBA, 2019.

COLLING, L.; JESUS, D. S. Um teatro negro, bixa e macumbeiro. No prelo.

COLLING, L. A arte da resistência. In: COLLING, L. Arte da resistência. Salvador: Devires, 2022, p. 9-28.

JESUS, D. S. Artivismos das dissidências: colaborações interseccionais baianas ao teatro negro. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2019.

NASCIMENTO, T. Da palavra queerlombo ao cuíerlombo da palavra. Palavra preta!, 2018. Disponível em: https://palavrapreta.wordpress.com/2018/03/12/cuierlombismo/. Acesso em: 15 ago. 2022.

PRECIADO, P. B. Multidões queeer: notas para uma política dos anormais. Revista Estudos Feministas, v. 19, n. 1, p. 11-20, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/yvLQcj4mxkL9kr9RMhxHdwk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 out. 2023.

ROCHA, R. M. Artivismos musicais de gênero e suas interfaces comunicacionais. In: ROCHA, R. M. (org.). Artivismos musicais de gênero: bandivas, travestis, gays, drags, não-bináries. Salvador: Devires, 2021.

SODRÉ. M. Pensar nagô. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

SOUSA, C. G. Artes pornosexualigráficas: o romper anti-higiênico com o cis-tema de arte. Texto gozado de uma dissertação-manifesto. In: COLLING, L. (org.). Arte da resistência. Salvador: Devires, 2022.

VERGUEIRO, V. Sou travestis: estudando a cisgeneridade como uma possibilidade decolonial. Brasília, DF: Padê editorial, 2018.

Publicado

01/08/2023

Como Citar

COLLING, L. Apontamentos para pensar em poéticas queer negras no Brasil da atualidade. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.1, p. e023005, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18188. Acesso em: 27 abr. 2024.