O mal-estar docente

percepções a partir de uma escola da periferia de Goiânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.19752

Palavras-chave:

Percepção do ambiente de trabalho, Mal-estar docente, Sobrecarga profissional, Psicologia Escolar

Resumo

O objetivo central deste trabalho foi investigar as percepções dos professores sobre o ambiente de trabalho e seu impacto no bem-estar profissional. A pesquisa combina uma análise quantitativa, que traça o perfil dos participantes por meio de questões objetivas, com uma análise qualitativa baseada em perguntas subjetivas que exploram fontes de estresse e motivações. O referencial teórico é fundamentado em uma revisão de literatura que classifica os estudos em três abordagens: tradicional, crítica e pós-crítica, proporcionando uma visão abrangente das dinâmicas educacionais contemporâneas. Os resultados revelam que a sobrecarga de trabalho e a falta de apoio institucional são fatores predominantes de estresse, enquanto o suporte entre colegas emerge como um elemento motivador significativo. As implicações desta pesquisa sugerem a urgência de políticas que priorizem a saúde mental e o suporte aos docentes, visando a criação de um ambiente educacional mais equilibrado e produtivo.

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Biografia do Autor

Sullyvan Garcia da Silva, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO–Brasil. Doutor em Educação em Ciências (UnB). Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGIDH/UFG).

Reycilane Carvalho Silva, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO–Brasil. Pós-doutorado em Direitos Humanos (UFG). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGIDH/UFG) e docente regular do Curso de Especialização de Gestão em Segurança Pública (CEGESP) da SSPGO.

Jordana Silva Borba, Universidade Paulista

Universidade Paulista (Unip), Goiânia/GO–Brasil. Graduanda em Psicologia.

Ana Luiza Fornaziere Rusevy, Universidade Paulista

Universidade Paulista (Unip), Goiânia/GO–Brasil. Graduanda em Psicologia.

Rayanne Suellen Dos Santos Félix, Universidade Paulista

Universidade Paulista (Unip), Goiânia/GO–Brasil. Graduanda em Psicologia.

Wesley Fortunato Da Costa, Universidade Paulista

Universidade Paulista (Unip), Goiânia/GO–Brasil. Graduando em Psicologia.

Loa Karen Pereira dos Santos Almeida, Universidade Paulista

Universidade Paulista (Unip), Goiânia/GO–Brasil. Bacharel em Direito (PUC/G)) e Graduanda em Psicologia.

Raphaela C. Viana Machado, Universidade Paulista

Universidade Paulista (Unip), Goiânia/GO–Brasil. Graduanda em Psicologia.

Thais da Silva Borges, Universidade Paulista

Universidade Paulista (Unip), Goiânia/GO–Brasil. Graduanda em Psicologia

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Publicado

01/04/2025

Como Citar

GARCIA DA SILVA, S.; SILVA, R. C.; BORBA, J. S.; RUSEVY, A. L. F.; FÉLIX, R. S. D. S.; FORTUNATO DA COSTA, W.; ALMEIDA, L. K. P. dos S.; MACHADO, R. C. V.; BORGES, T. da S. O mal-estar docente: percepções a partir de uma escola da periferia de Goiânia. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e025002, 2025. DOI: 10.30715/doxa.v26i00.19752. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19752. Acesso em: 7 abr. 2025.