Sentidos silenciados em materiais didáticos de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11612

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Discurso, Silenciamento.

Resumo

Neste estudo objetivamos compreender como os materiais didáticos, destinados ao ensino da língua inglesa, levam em consideração a relação entre língua, sujeito e história (ideologia) e em que medida a prática de linguagem se configura nesses materiais. A pesquisa se inscreve na Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Pêcheux e desenvolvida por Orlandi e outros pesquisadores, no Brasil. Dentre os recortes coletados, observamos que as culturas dos países de língua inglesa não são abordadas de maneira satisfatória, pois, muitas vezes, enfatiza-se apenas a cultura dos países hegemônicos, como Estados Unidos e Inglaterra, contribuindo para o trabalho de homogeneização linguística e visando uma ação mercadológica dos produtos euro-americanos. Portanto, é importante refletir a respeito dos sentidos silenciados, mas que estão em funcionamento no processo discursivo.

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Biografia do Autor

Joelma Aparecida Bressanin, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Cursou o Mestrado em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e a Graduação em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso (2000). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Curso de Letras, na Vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística e na Coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem - CEPEL. Coordena o Grupo de estudos GEPELCO, vinculado ao CNPq e ao projeto de pesquisa Ciência, Estado e Políticas. Realiza pesquisas na área de Letras, com ênfase em História das Ideias Linguísticas e Análise de Discurso, trabalhando, principalmente, os seguintes temas: políticas de ensino e políticas de línguas, formação de professores e práticas de leitura e escrita.

Simone Miller da Silva Campos, Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em LETRAS pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2005) com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, é habilitada em Língua Inglesa pela Universidade de Várzea Grande - UNIVAG (2010) e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2010). Atualmente é professora efetiva da rede estadual de educação na área de Língua Portuguesa, lotada na Escola Estadual Marechal Rondon e doutoranda em Linguística pela UNEMAT.

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Publicado

01/07/2018

Como Citar

BRESSANIN, J. A.; CAMPOS, S. M. da S. Sentidos silenciados em materiais didáticos de língua inglesa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 268–280, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11612. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11612. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos