A intrínseca relação entre atitude e crença: um estudo qualitativo com alguns estudantes universitários brasileiros de Inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v6i2.13721

Palavras-chave:

Crença, Atitude, Aprendiz, Língua inglesa.

Resumo

Este artigo é sobre as atitudes e crenças de alguns estudantes universitários brasileiros. Assim, apresenta dados de um estudo qualitativo, cujo objetivo foi verificar a existência de uma relação entre atitude e crença. Os dados emergiram de um questionário aplicado com 91 estudantes universitários, de uma universidade brasileira, que estudavam inglês compulsoriamente. Para subsidiar o estudo, foram elaboradas categorias de análise: 1. Atitudes sustentam ou integram as crenças e 2. As crenças emergem como uma justificativa das atitudes. A análise dos dados apontou a existência de uma intrínseca relação entre atitude e crença. A relevância deste estudo reside na necessidade de entender ainda mais esta questão, já que, pelo que se sabe, até agora, apenas poucas pesquisas têm proposto refletir sobre essa relação assim como a compreensão dessa relação pode contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem da língua inglesa.

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Biografia do Autor

Flávius Almeida Dos Anjos, Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), Santo Amaro da Purificação – BA

English Language Adjunct Professor. Doctorate in Language and Culture (UFBA).

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Publicado

26/08/2020

Como Citar

DOS ANJOS, F. A. A intrínseca relação entre atitude e crença: um estudo qualitativo com alguns estudantes universitários brasileiros de Inglês. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 6, n. 2, p. 391–404, 2020. DOI: 10.29051/el.v6i2.13721. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/13721. Acesso em: 28 dez. 2024.

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