Sobre a correlação de linguagens musicais e naturais: música rock e inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.2.15141

Palavras-chave:

Linguagem da música, Linguagem natural, Código semiótico, Comunicação verbal, Comunicação não-verbal, Análise do discurso, Discurso de música e canções

Resumo

O artigo trata dos pontos de intersecção do discurso musical com as línguas nacionais. Esta questão é relevante para a linguística moderna, em particular para os estudos do discurso. A questão da interpenetração de vários tipos de discurso durante a última década foi ativada em todos os níveis das direções principais do paradigma antropocêntrico na pesquisa acadêmica. A música e a linguagem verbal se tornaram repetidamente objeto de análise e detecção da interação semiótica, mas isto se refere principalmente à música folclórica ou clássica e à composição de canções folclóricas. No entanto, a música rock britânica e o inglês têm sido estudados de forma fragmentada ao nível dos intérpretes individuais. O objetivo do artigo é identificar correlações semióticas entre a música e as línguas naturais. A abordagem principal para estudar o assunto é uma análise do discurso do material empírico no nível da terminologia e da prosódia do funcionamento dos sinais. É apresentada a hipótese de que o sucesso mundial do rock britânico se deve não apenas à realização das possibilidades criativas de músicos talentosos, mas às características estruturais e semânticas específicas da língua inglesa e da cultura britânica. Os autores descrevem os elementos sinergéticos da fono-estilística inglesa no nível de funcionamento do ditongo (tritongo), prosódia rítmica, estruturas melódicas, mecanismos de versificação e componentes cantantes. Foram identificados vários correlatos semióticos do continuum verbal e não-verbal da música rock e do inglês. Um elemento importante das correlações descobertas é a pertença dos discursos musicais e verbais ao fenômeno da criatividade artística, em particular, à tradição histórica e cultural britânica. Os resultados do estudo podem ser aplicados em pesquisas posteriores no campo da correlação sinergética entre três tipos de substâncias linguoculturais: música, mentalidade e língua nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arkadiy Petrovich Sedykh, Belgorod National Research University (BSU), Belgorod

Professor and Doctor of Philology.

Alexander Mikhailovich Amatov, Belgorod National Research University (BSU), Belgorod

Doctor of Philology.

Tatyana Alexandrovna Sidorova, Northern (Arctic) Federal University (NARFU), Arkhangelsk

Doctor of Philology.

Elvira Nikolajevna Akimova, Pushkin State Russian Language Institute (PUSHKIN), Moscow

Doctor of Philology.

Konstantin Viktorovich Skvortsov, Russian University of Transport (MIIT), Moscow

Doctor of Pedagogy.

Anna Nikolaevna Zhavoronkova, Saint Petersburg State University (SPBU), Saint Petersburg

Candidate of Philological Sciences.

Referências

ARANOVSKII, M. G. Muzykalnyi tekst. Struktura i svoistva [Musical text. Structure and features]. Moscow: Kompozitor, 1998.

BARANOVA, S. Y. Muzykalnyi tekst: yazyk, signal, znak, simvol [Musical text: language, signal, sign, symbol]. Analitika kulturologii, v. 3, n. 15, 2009. Available: http://analiculturolog.ru/component/k2/item/334-article_35.html. Access: 10 Jul. 2020.

BENVENIST, E. Obshchaya lingvistika [Problems in General Linguistics]. Moscow: Progress, 1974.

BONFELD, M. F. Muzyka: Yazyk. Rech. Myshlenie (opyt sistemnogo issledovaniya muzykalnogo iskusstva) [Music: Language. Speech. Thought (the experience of systemically studying the musical art)]. Moscow: MGZPI; VGPI, 1991.

BONFELD, M. F. Semantika muzykalnoi rechi [The semantics of musical speech]. Muzyka kak forma intellektualnoi deyatelnosti [Music as a form of intellectual activity]. Moscow: Knizhnyi Dom LIBROKOM, 2009.

DE SAUSSURE, F. Cours de linguistique générale. Moscow: Izd. Knizhnyi dom LIBROKOM, 2011.

ECO, U. Otsutstvuyushchaya struktura: Vvedenie v semiologiyu [The Absent Structure. Introduction to Semiotics]. Saint Petersburg: Simpozium, 2006.

EFREMOVA, T. F. Novyi slovar russkogo yazyka [The New Russian Language Dictionary]: Tolkovo-slovoobrazovatelnyi. Moscow: Russkii yazyk, 2000.

FILLMORE, C. H. Osnovnye problemy leksicheskoi semantiki [Topics in lexical semantics], in Novoe v zarubexhnoy lingvistike. Moscow, 1983.

GALPERIN, I. R. Tekst kak obekt lingvisticheskogo issledovaniya [Text as an object of linguistic research]. Moscow: Nauka, 1981.

KALYUZHNYI, V. N. Muzykalnyi diskurs Ingardena [Ingarden's Musical Discourse]. Paradigma: Ocherki filosofii i teorii kultury. In: INTERNATIONAL CONFERENCE "THE METAPHYSICS OF ART", 3., 2005, Saint Petersburg. Proceedings [...]. Saint Petersburg.: Izd-vo Bars, 2005.

KHARCHENKO, V. K. O yazyke, dostoinom cheloveka [On language worthy of man]. Moscow: Flinta, 2010.

KHOLOPOV, Y. N. Garmoniya. Prakticheskii kurs [Harmony. Practical course]. In 2 parts. Moscow, 2003.

KHOLOPOVA, V. N. Muzyka kak vid iskusstva [Music as a kind of art]. Parts 1-2. Saint Petersburg: Lan, 2002.

KOZHENKOVA, A. S. Znakovaya priroda muzyki [A sign nature of music]. Molodoi uchenyi, v. 1, n. 2, p. 159-162, 2012.

PODRYADOVA, V. V. Muzykalnyi poeticheskii diskurs: osobennosti lingvisticheskoi attraktivnosti [Musical poetic discourse: features of linguistic attraction]. Vestnik MGOU, v. 2, p. 38-43, 2012.

POPOVA, N. V. Ponyatie lingvokultury kak produkt antropotsentricheskoi paradigmy v lingvistike [The notion of linguistic culture as a product of the anthropocentric paradigm in linguistics]. Problemy teorii yazyka i perevodovedeniya, v. 27, p. 55-62, 2005.

RUDNEV, V. P. Proch ot realnosti: Issledovaniya po filosofii teksta [Away from reality: research on text philosophy]. Moscow: Agraf, 2000.

SEDYKH, A. P.; BUZINOVA, L. M. Frantsuzskaya yazykovaya lichnost: akademicheskii i khromaticheskii diskurs. Moscow: LENAND, 2019.

STEPANOV, Y. S. Yazyk i metod. K sovremennoi filosofii yazyka [Language and method. On the modern philosophy of language]. Moscow: Yazyki russkoi kultury, 1998.

SWEET, H. Handbook of phonetics. London: Oxford, 1887.

VISHNYAKOVA, O.D. Funktsionalno-kognitivnaya paradigma kak sfera kontsentratsii lingvisticheskoi mysli v nastupivshem stoletii [Functional and cognitive paradigm as the focus area of linguistic thought in the oncoming century]. Filologicheskie nauki, v. 6, 2003.

Publicado

01/06/2021

Como Citar

SEDYKH, A. P.; AMATOV, A. M.; SIDOROVA, T. A.; AKIMOVA, E. N.; SKVORTSOV, K. V.; ZHAVORONKOVA, A. N. Sobre a correlação de linguagens musicais e naturais: música rock e inglês. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.2, p. e021015, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.2.15141. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15141. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)