Interrogativa em humanidades e linguística

a epistemologia da pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15630

Palavras-chave:

Interrogativo, Imagem da linguagem do mundo, Código semiótico, Verbal, Não-verbal, Análise do discurso, Semiótica das construções interrogativas

Resumo

O artigo discute os fundamentos epistemológicos do estudo do interrogativo em linguística e humanidades. O objetivo do artigo é identificar correlações semióticas entre o pensamento interrogativo e linguístico de falantes nativos de línguas nacionais: russo e francês. A hipótese apresentada afirma que as construções interrogativas servem não apenas para a formação direta de enunciados interrogativos, mas também desempenham uma função secundária de transmitir informações pragmáticas. Vários correlatos semióticos das interrogativas e discursos de vários tipos foram revelados. Um elemento importante das correlações encontradas é a pertença dos discursos não-verbais e verbais ao fenômeno da criatividade interrogativa, em particular, à tradição semiótica francesa. Os resultados da pesquisa realizada podem ser aplicados em pesquisas futuras no campo da correlação sinergética do quadro interrogativo e linguístico do mundo das línguas nacionais.

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Publicado

10/11/2021

Como Citar

SEDYKH, A. P.; SIDOROVA, T. A.; AKIMOVA, E. N.; BEZKOROVAYNAYA, G. T.; SKVORTSOV, K. Interrogativa em humanidades e linguística: a epistemologia da pesquisa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.4, p. e021083, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.4.15630. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15630. Acesso em: 21 nov. 2024.

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