Interrogativa em humanidades e linguística

a epistemologia da pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15630

Palavras-chave:

Interrogativo, Imagem da linguagem do mundo, Código semiótico, Verbal, Não-verbal, Análise do discurso, Semiótica das construções interrogativas

Resumo

O artigo discute os fundamentos epistemológicos do estudo do interrogativo em linguística e humanidades. O objetivo do artigo é identificar correlações semióticas entre o pensamento interrogativo e linguístico de falantes nativos de línguas nacionais: russo e francês. A hipótese apresentada afirma que as construções interrogativas servem não apenas para a formação direta de enunciados interrogativos, mas também desempenham uma função secundária de transmitir informações pragmáticas. Vários correlatos semióticos das interrogativas e discursos de vários tipos foram revelados. Um elemento importante das correlações encontradas é a pertença dos discursos não-verbais e verbais ao fenômeno da criatividade interrogativa, em particular, à tradição semiótica francesa. Os resultados da pesquisa realizada podem ser aplicados em pesquisas futuras no campo da correlação sinergética do quadro interrogativo e linguístico do mundo das línguas nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DE BOER, C. L'évolution des formes de l'interrogation en français // Romania, T 52 n°207, 1926. pp. 307-327. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/roma_0035-8029_1926_num_52_207_4258

DE SAUSSURE, F. Kurs obshchei lingvistiki [General linguistics course]. Moscow: Librokom, 2011.

FOMINA, S. S. Osnovnye puti razvitiya voprositelnogo predlozheniya vo frantsuzskom pismenno-literaturnom yazyke v rannenovofrantsuzskii period [The main ways of the development of an interrogative sentence in the French literary language in the early New French period]: abstract of a thesis of the candidate of philological sciences. Moscow: Moscow State Pedagogical University, 2001.

FOULET, L. Comment ont évolué les formes de l'interrogation. Romania, v. 47, n. 186-187, p. 243-348, 1921. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/roma_0035-8029_1921_num_47_186_4437

GAK, V. G. Sravnitelnaya tipologiya frantsuzskogo i russkogo yazykov [Comparative typology of the French and Russian languages]. Leningrad: Prosveshchenie, 1977.

GAVRILOVA, G. F.; KOZHINA, E. K. Kommunikativy v sisteme sintaksisa: kommunikativy i predlozheniya [Communicatives in the system of syntax: communicatives and sentences]. In: Aktualnye problemy metodiki prepodavaniya russkogo yazyka kak inostrannogo [Actual problems of methods of teaching Russian as a foreign language]. Rostov-on-Don, 2002.

GOLUBEVA-MONATKINA, N. I. Voprosy i otvety dialogicheskoi rechi: Klassifikatsionnoe issledovanie Izd. 2 [Questions and Answers of Dialogical Speech: Classification Research Ed. 2.]. Moscow: URSS, 2013.

GORTE, M. A. Figury rechi: Terminologicheskii slovar [Figures of speech: Terminological dictionary]. Moscow: ENAS, 2007.

GREVISSE, M.; GOOSSE, A. Le Bon Usage. Grammaire française. Bruxelles: De Boeck Duculot, 2007.

GUILLAUME, G. Printsipy teoreticheskoi lingvistiki [Principles of Theoretical Linguistics]. Moscow: URSS, 2004.

HAVET, F.; THOMASSE, S. Median orders of tournaments: a tool for the second neighborhood problem and Sumner’s conjecture. J. Graph Theory, v. 35, p. 244–256, 2000.

HOFSTEDE, G. Dimensionalizing Cultures: The Hofstede Model in Context. Online Readings in Psychology and Culture, Unit 2, 2011. Disponível em: http://scholarworks.gvsu.edu/orpc/vol2/iss1/8

KRISTEVA, YU. Semiotika. Issledovaniya po semanalizu [Semiotics. Semanalysis Research]. Moscow: Akademicheskii Proekt, 2015. Disponível em: http://www.iprbookshop.ru/36558.html

Russian grammar. Vol. 2. Syntax. Moscow: Science, 1980.

SEDYKH, A. P. Lingvisticheskie osnovy idioetnicheskoi interpretatsii yazykovoi lichnosti [Linguistic foundations of idioethnic interpretation of a linguistic personality]. Voprosy filologii, v. 3, n. 30, p. 31-38, 2009.

SEDYKH, A.P. K voprosu ob idiopoliticheskom diskurse V.V. Putina [On the question of the idiopolitical discourse of V.V. Putin]. Politicheskaya lingvistika, v. 1, n. 55, p. 35-41, 2016.

SEDYKH, A. P.; ALBERT, G. Contribution à l’étude du discours pédagogique professionnel français et de l’identité de l’enseignant. In: Lexicography and communication-2020: collection of materials of the Sixth International Scientific Conference (Belgorod, April 16-17, 2020). Belgorod: Publishing House "Belgorod" NRU "BelSU", 2020.

TER-MINASOVA, S. G. Yazyk i mezhkulturnaya kommunikatsiya [Language and intercultural communication]. Moscow: Slovo, 2000.

VAUGELAS, C.F. de. Remarques sur la langue française, éd. fac simile par J. Streicher, Genève, Slatkine Reprints, 1970.

VINOGRADOV, V. V. Grammar of the Russian language. Moscow: AN SSSR, 1960.

WEIL, H. The Order of Words in the Ancient Languages compared with that of the Modern Languages. Reprinted as Amsterdam Classics in Linguistics, v. 14, 1978.

Publicado

10/11/2021

Como Citar

SEDYKH, A. P.; SIDOROVA, T. A.; AKIMOVA, E. N.; BEZKOROVAYNAYA, G. T.; SKVORTSOV, K. Interrogativa em humanidades e linguística: a epistemologia da pesquisa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.4, p. e021083, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.4.15630. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15630. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)