Aspecto axiológico do conceito “estranha” em artigos publicísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.7.16296

Palavras-chave:

Antropocentrismo, Conceito, Valor, Avaliação, Axiologia, Análise axiológica, Linguística axiológica

Resumo

O artigo examina o status axiológico do conceito “estranho” em artigos jornalísticos dedicados ao SARS-CoV-2. A interpretação axiológica do conceito em questão ocorre por meio de vários julgamentos de valor subjetivos e objetivos. O objetivo do artigo é uma análise axiológica do conceito “estranho”, que revela significados valorativos ocultos ou explícitos, positivos, negativos ou neutros desse conceito na imagem moderna do mundo na língua inglesa. Através do estudo do componente axiológico dos conceitos, a especificidade e as preferências mentais são apresentadas não apenas de uma personalidade lingüística específica do indivíduo, mas também das pessoas como um todo em um determinado período de tempo. Através do prisma da análise axiológica de conceitos, revelam-se as peculiaridades das preferências de valor de uma personalidade linguística, que fora do contexto pode adquirir um estatuto axiológico diferente. Assim, após o estudo do conceito “estranho”, foi revelado que este conceito possui um estatuto axiológico negativo na axiosfera da imagem do mundo em língua inglesa.

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

CHEKULAI, I. V.; PROKHOROVA, O. N.; KYCHKOVA, M. V.; PUPYNINA, E. V.; PUGACH, V. S. Aspecto axiológico do conceito “estranha” em artigos publicísticos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.7, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.7.16296. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16296. Acesso em: 22 dez. 2024.

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