Ensinar e aprender inglês e a descentralização do falante nativo

Auteurs

  • Flávius Almeida dos Anjos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Santo Amaro da Purificação, Bahia https://orcid.org/0000-0001-9918-7693

DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v5i1.12603

Mots-clés :

Ensinar, Aprender, Língua inglesa, Falante, Descentralização.

Résumé

Este artigo é uma breve reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da língua inglesa. Destaca a presença e a relevância de se aprender esse idioma hoje, para participar de diversas ações que são engendradas através dessa língua. À luz da Linguística Aplicada, coloca em xeque a figura mítica do falante nativo e sugere a sua descentralização no contexto de aprendizagem da língua inglesa, com o intuito de legitimar os novos falantes desse idioma global. Para aquecer a reflexão, toma-se como base a noção do status de língua franca global que o inglês alcança na contemporaneidade, e, desse modo, para uma melhor implementação desse processo, este artigo discute questões fundamentais, tais como identidade, ideologia, falante nativo e não nativo. A reflexão converge para o fato de que é preciso romper com os padrões hegemônicos, porque essa abordagem está ultrapassada, e aprender a ensinar um inglês mais local.

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Biographie de l'auteur

Flávius Almeida dos Anjos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Santo Amaro da Purificação, Bahia

Mestre em Língua e Cultura (UFBA)

Doutor em Língua e Cultura (UFBA)

Professor Adjunto de língua inglesa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Références

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Publiée

30/04/2019

Comment citer

DOS ANJOS, F. A. Ensinar e aprender inglês e a descentralização do falante nativo. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. 1, p. 51–62, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i1.12603. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12603. Acesso em: 6 déc. 2025.

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Artigos