Ensino de língua estrangeira: os métodos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v6i2.13072

Palavras-chave:

Ensino de Línguas Estrangeiras, Métodos, Pós-método.

Resumo

As metodologias de ensino de línguas mudaram/se aperfeiçoaram ao longo dos anos para atender às necessidades de professores e alunos em sala de aula. Objetivamos, neste artigo, apresentar a evolução do ensino de línguas estrangeiras, através de uma descrição das metodologias de ensino de línguas ao longo do tempo. Descrevemos os princípios subjacentes a algumas metodologias, o papel do professor e do aluno e como a avaliação da aprendizagem é realizada. Autores como Richards e Rodgers (1991), Almeida Filho (1999), Silva (2004), Pérez (2007), entre outros, foram os estudiosos nos quais nos baseamos para realizar tal estudo. Concluimos que os métodos devem ser tomados como um ponto de referência pelo professor, e devem ser adaptados de acordo com a situação ou contexto particular em que vivem. Assim, o professor utilizará as metodologias que reflitam seus princípios, reduzindo a distância entre a teoria desenvolvida pelos estudiosos da língua e a prática docente.

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Biografia do Autor

Milena Meira Ramos dos Santos, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Madrid

Doutoranda em Filologia: Estudos Linguísticos e Literários.

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Publicado

26/08/2020

Como Citar

DOS SANTOS, M. M. R. Ensino de língua estrangeira: os métodos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 6, n. 2, p. 249–265, 2020. DOI: 10.29051/el.v6i2.13072. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/13072. Acesso em: 28 mar. 2024.

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