Abordagem baseada em texto para o desenvolvimento da escrita na Rússia como aulas de segunda língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14888

Palavras-chave:

Students, Russo como segunda língua, Ensino, Texto de exemplo, Alunos

Resumo

O artigo é dedicado ao uso de textos educacionais no desenvolvimento de habilidades de escrita durante o processo de aprendizagem do russo como segunda língua. É especialmente relevante para quem está cursando programas de ensino superior na Rússia e em russo. Ele discute os principais problemas que surgem no trabalho com vários gêneros de textos escritos apresentados em livros didáticos modernos sobre escrita. É dada atenção especial às diferenças no trabalho com tipos reprodutivos e produtivos de textos escritos, bem como aos gêneros incluídos no Teste de Russo como Língua Estrangeira (TORFL). Vários métodos foram utilizados, tais como comparativo, analítico, descritivo e outros. Todos os métodos usados nos permitiram identificar as características distintivas de exemplos de textos oferecidos em materiais de escrita modernos. Uma análise dos trabalhos dos alunos realizados durante as aulas, permitiu-nos tirar uma conclusão sobre as causas dos erros. O artigo consubstancia a possibilidade de incluir no processo educacional um novo gênero de textos escritos - as mensagens SMS. A relevância desta ideia explica-se pela tendência existente de utilização da comunicação eletrônica, bem como pela ampla distribuição entre os alunos de vários aplicativos de serviços de mensagem, como WhatsApp e outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadezhda Vladimirovna Makrishina, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Assistant at the Department of Russian as a Foreign Language, Institute of Philology and Intercultural Communication.

Elena Viktorovna Khabibullina, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Russian as a Foreign Language, IFMK, Institute of Philology and Intercultural Communication. PhD in Philology.

Guzi Lubomír, University of Prešov (UNIPO), Prešov

Candidate of Philology, Ph.D. Associate Professor at the Institute of Russian Studies.

Referências

AGEEVA, J. V. Business etiquette in job interview. Russian Linguistic Bulletin, v. 2, n. 2, p. 21-23, 2015.

GALEEV, T. I.; HABIBULINA, E. V. Frequency of Verbal Forms and Language Standard. Journal of History Culture and Art Research, v. 6, n. 5, p. 90-98, 2017.

KIKVIDZE, I. D. Activation of text functions in foreign language learning process. Didactic philology, v. 2, n. 6, p. 30-33. 2017.

KLEMENTSOVA, N. N. Text in foreign language teaching. MGIMO Review of International Relation, n. 5, p. 204-209, 2012.

NOSONOVICH, E. V. Criteria for the content authenticity of the study text. Foreign languages in school, n. 2, p. 10, 1999.

Novikova, I. V. The role of text in foreign language teaching. MRSU Herald, n. 3, p. 201-203, 2008.

SYCHYOVA, L. V. The problem of teaching writing to foreign students. Actual Issues of Modern Philology and Journalism, n. 7, p. 46-50, 2011.

TURSUNOVNA, Z. Z. Developing writing skills in teaching foreign languages. Вопросы науки и образования, v. 4, n. 49, 2019.

VARLAMOVA, M. Y.; BOCHINA, T. G.; MIFTAKHOVA, A. N. Interactivity in teaching a foreign language. J. Lang. Lit, v. 7, n. 3, p. 190-194, 2016.

YERBULATOVA, I. K.; GILAZETDINOVA, G. K.; BOZBAYEVA, A. G. Peculiarities of Kazakh Reality Translation with Cultural-Historical Educational Components. International Journal of Higher Education, v. 8, n. 8, p. 51-54, 2019.

Publicado

28/02/2021

Como Citar

MAKRISHINA, N. V.; KHABIBULLINA, E. V.; LUBOMÍR, G. Abordagem baseada em texto para o desenvolvimento da escrita na Rússia como aulas de segunda língua. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. Esp1, p. 193–202, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iEsp1.14888. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14888. Acesso em: 18 abr. 2024.