A linguagem escrita para a produção de textos científico-acadêmicos na desconstrução rizomática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8i00.16878

Palavras-chave:

Rizoma, Escrita, Transmetodologia

Resumo

Na presente investigação, como objetivo complexo, buscamos desconstruir a linguagem escrita para a produção de textos acadêmico-científicos, reconstruindo-a em estratégias complexas. Por meio da escrita rizomática, discutimos a decolonização do tradicionalismo da produção acadêmico-científica por meio da transmetodologia complexa. O artigo é apresentado em quatro rizomas nos quais se discute a desconstrução rizomática, a transmetodologia como avanço sobre o tradicionalismo da ciência, estratégias complexas de escrita e as contribuições dos rizomas para a produção acadêmico-científica como meio de melhor compreender a complexidade das coisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milagros Elena Rodríguez

Docente Investigadora Postdoctoral Titular a Dedicación Exclusiva del Departamento de Matemáticas. Postdoctora en Ciencias de la Educación (UNEFA).

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP – Brasil

Coordenadoria de Formação Pedagógica. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP).

José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) (ESALQ/USP MBAs), Piracicaba – SP – Brasil

Professor Associado. Doutor em Educação Escolar, (FCLAr/Unesp). Editor Adjunto e Executivo da RIAEE. Editor da Editora Ibero-Americana de Educação. Editor e Assessoria Técnica para periódicos

Referências

ARROYAVE, D. La revolución pedagógica precedida por la revolución del pensamiento: un encuentro entre el pensamiento moriniano y la pedagogía. In: ARROYAVE, D. (org.). Manual de iniciación pedagógica al pensamiento complejo. Ecuador: Publicaciones UNESCO, 2003.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1999

DUSSEL, E. 1492: El encubrimiento del otro: hacia el origen del mito de la modernidad. La Paz: UMSA, 1994.

FORTUNATO, I. Cientificamente comprovado (?): Reflexões sobre o conhecimento científico. Holos, Natal, ano 33, v. 2, p. 436-441, 2017. Disponible en: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4354. Acceso en: 13 mar. 2021.

HERNÁNDEZ, B. A. R.; GARCÍA, L. B. V. Escritura de textos académicos: dificultades experimentadas por escritores noveles y sugerencias de apoyo. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, v. 20, n. 1, p. 249-265, 2015. Disponible en: https://cpue.uv.mx/index.php/cpue/article/view/1332. Acceso en: 20 jun. 2021.

HERNÁNDEZ CARMONA, L. J. La pedagogía de la sensibilidad y los acercamientos al sujeto descentrado. Educere, Mérida, v. 18, n. 60, p. 229-236, 2014. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/356/35631743012.pdf. Acceso en: 14 ago. 2020.

MATURANA, H. Desde La Biología a la Psicología. Buenos Aires: Lumen, 2003.

MATURANA, H.; VARELA, F. De máquinas y seres vivos. Santiago de Chile: Editorial Universitaria, 1995.

MORIN, E.; CIURANA, E.; MOTTA, R. Educar en la era planetaria: El pensamiento complejo como método de aprendizaje en el error y la humana. Bogotá: UNESCO, 2002.

MORIN, E.; KERN, A. Tierra Patria. Barcelona: Kairós, 1993.

PATRUS, R.; DANTAS, D. C.; SHIGAKI, H. B. O produtivismo acadêmico e seus impactos na pós-graduação stricto sensu: Uma ameaça à solidariedade entre pares? Cad. EBAPE.BR, v. 13, n. 1, artigo 1, p. 1-15, 2015. Disponible en: https://www.scielo.br/j/cebape/a/HL7xXqvSVnf43TjFfQ4NVwt/?format=pdf&lang=pt. Acceso en: 20 set. 2021.

PETER, L. J. A pirâmide de Peter. Rio de Janeiro: Editora Record, 1986.

RODRÍGUEZ, M. E. Re-ligar como práctica emergente del pensamiento filosófico transmoderno. ORINOCO Pensamiento y Praxis, v. 7, n. 11, p. 13-30, 2019a. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7798409.pdf. Acceso en: 15 nov. 2021.

RODRÍGUEZ, M. E. Cohabitando con el conocimiento transdisciplinar: Estrategias para la convivencia de los saberes. Investigación Educativa Duranguense, Durango, v. 11, n. 19, p. 5-15, 2019b. Disponible en: http://www.upd.edu.mx/PDF/Revistas/InvestigacionEducativaDuranguense19.pdf. Acceso en: 02 jan. 2021.

RODRÍGUEZ, M. E. Deconstrucción: Un transmétodo rizomático transcomplejo en la transmodernidad. Sinergias educativas, v. 4, n. 2, p.1-13, 2019c. Disponible en: http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/382/3821582003/html/index.html. Acceso en: 27 dez. 2020.

RODRÍGUEZ, M. E. La hermenéutica comprensiva, ecosófica y diatópica: Un transmétodo rizomático en la transmodernidad. Perspectivas Metodológicas, v. 20, e17-04, p. 1-15, 2020a. Disponible en: http://revistas.unla.edu.ar/epistemologia/article/view/2829. Acceso en: 12 fev. 2021.

RODRÍGUEZ, M. E. La halterofilia del cerebro como esencia del re-ligar del pensamiento en la educación. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 6, e021003, p. 1-22, 2020b. Disponible en: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/download/324/118/921. Acceso en: 5 maio 2021.

RODRIGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I. Humberto Maturana e a humanidade na formação de professores: Contribuições para um sentipensar na educação. Temas em educação e saúde Araraquara, v.17, e021020, p. 1-9, 2021. Disponible en: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/15601. Acceso en: 11 ago. 2021.

SANTOS, B. S. Por una concepción multicultural de los derechos humanos. Ciudad de México: Universidad nacional Autónoma de México, 1998.

SGUISSARDI, V. Produtivismo acadêmico. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A.; VIEIRA, L. (org.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: EdUFMG, 2010.

TORRES MORERA, L. M. Errores comunes que se producen en la escritura de los artículos científicos. Rev Soc Esp Dolor, v. 20, n. 3, p; 105-106, 2013. Disponible en: https://medes.com/publication/83788. Acesso en: 21 nov. 2020.

Publicado

30/03/2022

Como Citar

RODRÍGUEZ, M. E. .; FORTUNATO, I. .; SANTOS CRUZ, J. A. . A linguagem escrita para a produção de textos científico-acadêmicos na desconstrução rizomática. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. 00, p. e022034, 2022. DOI: 10.29051/el.v8i00.16878. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16878. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)