Relações entre a escrita e a fala na primeira língua e sua influência no uso de Inglês como Língua Adicional

Uma reflexão sobre o ensino de pronúncia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9i00.17208

Palavras-chave:

Escrita ortográfica, Leitura, Inglês como LA

Resumo

Este artigo propõe uma discussão acerca das relações grafofonêmicas e fonografêmicas em português brasileiro, segundo as propostas de Capovilla e Casado (2014a, 2014b), para a avaliação da produção ortográfica (na escrita) e falada (na leitura em voz alta) de aprendizes brasileiros de inglês como língua adicional. Mais especificamente, é apresentada, por meio de uma reflexão que coteja a teoria supracitada, uma proposta de entendimento sobre as paralexias e paragrafias possivelmente encontradas na produção linguística de aprendizes de inglês. Com base nas relações entre a escrita e a fala (relações grafofonêmicas) e entre a fala e a escrita (relações fonografêmicas) do português brasileiro, discutem-se casos em que relações consagradas nesta língua podem afetar a produção da fala e da escrita de aprendizes de inglês.

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Biografia do Autor

Rodrigo Garcia Rosa, Faculdade Cultura Inglesa (FCI), São Paulo – SP – Brasil

Professor dos cursos de licenciatura em língua inglesa e bacharelado em tradução da língua inglesa. Coordenador de pós-graduação na mesma instituição.  

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Publicado

27/04/2023

Como Citar

ROSA, R. G. Relações entre a escrita e a fala na primeira língua e sua influência no uso de Inglês como Língua Adicional: Uma reflexão sobre o ensino de pronúncia. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. 00, p. e023011, 2023. DOI: 10.29051/el.v9i00.17208. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17208. Acesso em: 22 nov. 2024.