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Revistas

  • ALFA: Revista de Linguística

    MISSÃO:
    Alfa: Revista de Linguística, publicação contínua da UNESP, classificada como nível A1 no sistema Qualis/CAPES, é publicada, desde 1962, com o objetivo principal de propiciar um espaço para a divulgação de ideias, de propostas e de resultados de pesquisa relativos às diferentes perspectivas teórico-metodológicas e a todas as linhas de investigação da linguística, tanto no Brasil como no exterior.

  • Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais

    A Revista Cadernos de Campo é uma publicação semestral editada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (Fclar) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). O periódico tem por finalidade a divulgação de pesquisas e de trabalhos científicos produzidos por pós-graduandos e docentes do campo das ciências sociais. Prioriza-se o caráter acadêmico dos trabalhos e dos diálogos travados com as subáreas da antropologia, da ciência política e da sociologia, incluindo áreas afins, tais como, história, geografia, pedagogia, economia, relações internacionais e filosofia, a fim de abranger um variado leque de áreas nas humanidades.

  • CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada

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    Os CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada têm como objetivo divulgar e debater análises e reflexões teóricas sobre a linguagem, com a finalidade de promover o desenvolvimento científico e institucional das várias correntes metodológicas que estudam o texto e o discurso, com ênfase nas teorias semióticas contemporâneas.

    A revista publica trabalhos escritos por pesquisadores doutores ou em coautoria com pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.

    Aceita-se a submissão, em fluxo contínuo, de artigos, resenhas e entrevistas inéditos em português, espanhol, francês, italiano e inglês, desde que estejam de acordo com as normas previstas nas Diretrizes para autores. O Conselho Editorial reserva-se o direito de alocar, segundo o fluxo de avaliação, os trabalhos aprovados nos números 1 ou 2 do volume em preparação.

    O periódico tem estrato Qualis-Capes A2 (2013-2014), está indexado nas bases de dados DiadorimElektronische ZeitschriftenbibliothekERIH PLUS, JURNLatindexLivRe!MLA Directory of PeriodicalsREDIB e WorldCat, é filiado à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e ao CrossRef e é identificado pelo prefixo DOI (Digital Object Identifier).

     

    Jean Cristtus Portela

    Editor responsável

  • DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação

    A DOXA – Revista Brasileira de Psicologia da Educação é um periódico com 22 anos de existência que reúne em seus números artigos científicos das grandes áreas de Psicologia e Educação.  A Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação é vinculada ao Departamento de Psicologia da Educação, tornou-se uma das revistas oficiais da FCL. Recebeu o Qualis B-5 da CAPES e sempre foi publicada na forma impressa. Em 2017 passamos a integrar no SEER/OJS - publicações online. Sua periodicidade é semestral, (jan./jun. e jul./dez.), sendo um volume por ano com dois números. Cada número tem duas partes, uma denominada Artigos Originais, com temas variados, e a outra denominada Dossiê, que é temática e publica apenas artigos relacionados com o tema do dossiê.

    Qualis B2 (2017-2018)

  • Estudos de Sociologia

    Missão: A Revista Estudos de Sociologia, classificada como B1 na última avaliação Capes, busca publicar artigos nacionais e internacionais na área da Sociologia e afins, buscando contribuir para o debate disciplinar e interdisciplinar das questões sociais clássicas e contemporâneas.
  • ITINERÁRIOS – Revista de Literatura

    Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários

    A Itinerários – Revista de Literatura é uma publicação semestral arbitrada e indexada - avaliada como Qualis B1 (2016-)- , vinculada ao PPG em Estudos Literários. Publica, desde 1990, trabalhos originais das mais variadas linhas de pesquisa dos Estudos Literários produzidos por pesquisadores doutores e doutorandos de instituições nacionais e internacionais, sob a forma de artigos inéditos ou resenhas.
  • Perspectivas: Revista de Ciências Sociais

    A Revista Perspectivas publica trabalhos inéditos, da área de Ciência Sociais, de autores de instituições nacionais ou internacionais na forma de artigos, retrospectivas, resenhas e traduções.

  • Revista EntreLínguas

    A Revista EntreLínguas  possui periodicidade semestral, com submissão em fluxo contínuo e aceita artigos, resenhas críticas e relatos de experiências inéditos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas(LEM) com o fito de promover o debate sobre os processos teórico-metodológicos do ensino de LEM. Os textos são aceitos em português, espanhol ou em inglês.

    Publicar artigos, relatos de experiências, resenhas críticas e entrevistas de pesquisadores nacionais e internacionais, com o fito de promover o debate sobre os processos teórico-metodológicos do ensino de LEM, em todos os níveis de educação, bem como:

    Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras modernas (LEM);

    Formação de Professores para o Ensino de Línguas - inicial e continuada -, currículo nacional e internacional;

    Processos de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas;

    Estudos e perspectivas do contato linguístico na sala de aula docente;

    Tecnologias de Informação e Comunicação para o  ensino de línguas (LEM);

    O ensino da língua em sociedades bilíngues;

    Os aspectos morfosintáticos e léxicos (LEM)

    Concepções teórico-metodológicas para o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras: contextos e perspectivas.

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    A Revista EntreLínguas aceita propostas de Dossiês organizados. 

    Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área distinta e especificada ao Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.

    A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:

    Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê no e-mail revista.entrelinguas@gmail.com com cópia para anderson.cruz@unesp.br, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.

     

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    Qualis A3 (2017-2018)

     

  • REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão

    A Revista Espaço de Diálogo e de Desconexão - REDD - é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Temático Trabalho e Trabalhadores, em funcionamento na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP há mais de 10 anos. Sua área de atuação é Sociologia do Trabalho e Sociologia Rural, trabalhando para a formação de estudantes de iniciação científica, de mestrado e de doutorado, assim como, atuando no meio acadêmico e científico com publicações, na organização de eventos e em pesquisas dentre outras atividades do gênero.

  • Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

    A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é um espaço editorial para artigos relacionados à grande área de Educação, em seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização. Foi classificada como Qualis A2 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016. Mantivemos o Qualis A2 na avaliação de meio termo Qualis/Capes (2017/2018).

  • Revista Iniciativa Econômica

    A Revista Iniciativa Econômica (ISSN: 2358-5951) é uma publicação semestral editada pelo Departamento de Economia e pelo Programa de Pós Graduação em Economia, destinada a abrigar, discutir e divulgar os trabalhos científicos nas áreas de Economia e correlatas das Ciências Sociais e Humanas. 

  • Revista de Letras

    A Revista de Letras tem por objetivo estabelecer um fórum de discussão acerca da literatura, dando ênfase à crítica e à teoria literária em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas. Áreas do saber diretamente relacionadas à teoria e crítica literária, tais como a sociologia, a filosofia, a psicanálise, também podem oferecer contribuições relevantes para os estudos literários e serão aceitos para publicação. 

  • Revista on line de Política e Gestão Educacional

    A criação de uma Revista on line de Política e Gestão Educacional surge do interesse de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e é, atualmente, também vinculada ao Departamento de Ciências da Educação. Em seu primeiro momento, a revista tinha o intuito, pelas peculiaridades do momento, de ter uma periodicidade anual (isso ocorreu entre 2001 e 2003).  A partir de 2007, a revista ganhou novo impulso com a organização do Grupo de Estudos Organizações Educacionais: processos de planejamento e gestão (GEOPLAGE), que assumiu, naquele momento, a responsabilidade por sua publicação. A preocupação fundamental dos responsáveis foi superar os problemas técnicos e, ainda dentro do antigo formato, reiniciar a publicação da revista, através de divulgação e solicitação de colaboradores.

  • Revista Segurança Urbana e Juventude

    Esta revista é destinada a todos os leitores que se sensibilizam por temas relacionados à defesa da integridade humana. Estudantes de Ensino Médio e universitários, além de professores e pesquisadores de todos os níveis acadêmicos. A perspectiva da revista é de contribuir para a ampliação dos horizontes da formação do bom senso sobre assuntos tão inquietantes que envolvem segurança urbana e juventude.

    Encerrada em 2011. 

    Consulte os números publicados na seção Anteriores

  • Revista Sem Aspas

    A Revista Sem Aspas é uma importante iniciativa dos discentes e docentes do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP, campus de Araraquara). A sua primeira publicação impressa foi divulgada no primeiro semestre de 2012.

    Em 2017, a revista se tornou publicação periódica eletrônica online ao ingressar na Plataforma SEER/OJS. A revista é publicada semestralmente, com os lançamentos das edições previstos para junho e dezembro. Nessa revista são valorizados os trabalhos acadêmicos nas disciplinas ministradas, na iniciação científica, nos trabalhos de conclusão de curso e nos programas de pós-graduação.

    Além disso, a Revista Sem Aspas é espaço primordial para a veiculação dos trabalhos de graduação e pós-graduação não só da Faculdade de Ciências e Letras, mas de outras instituições de ensino superior do país e internacional. O Conselho Editorial e Científico da revista aceita para avaliação trabalhos oriundos de pesquisas efetivadas no âmbito da Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Os artigos sobre cultura e educação, entre outros, devem estar relacionados a uma daquelas três áreas tronco das Ciências Sociais.

    É contínuo o fluxo de avaliação dos artigos enviados à revista. O periódico está indexado nas bases de dados Google Scholar, Livre (Periódicos de Livre Acesso), Diadorim, JURN,  Sumários.org, Portal de Periódicos CAPES, BASE (Bielefeld Academic Search Engine), LATINDEX e ClustrMaps.  É filiado à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e  identificado pelo prefixo DOI (Digital Object Identifier).

  • Temas em Educação e Saúde

    Temas em Educação e Saúde, divulga não só relatos de experiências de trabalhos desenvolvidos pelo CENPE (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa) e por outras instituições, como também pesquisas em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) de diversas instituições, cujos temas envolvam questões relacionadas à educação e à promoção da saúde. A revista está aberta também para submissões livres de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão de profissionais e estudantes em geral das duas grandes áreas de conhecimento: educação e saúde.