ITINERÁRIOS – Revista de Literatura

Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários

A Itinerários – Revista de Literatura é uma publicação semestral arbitrada e indexada - avaliada como Qualis B1 (2016-)- , vinculada ao PPG em Estudos Literários. Publica, desde 1990, trabalhos originais das mais variadas linhas de pesquisa dos Estudos Literários produzidos por pesquisadores doutores e doutorandos de instituições nacionais e internacionais, sob a forma de artigos inéditos ou resenhas.

CHAMADAS ABERTAS PARA PRÓXIMOS NÚMEROS

Nº 50, 2020

Dossiê "1964 E SUAS REPRESENTAÇÕES: LITERATURA E RESISTÊNCIA"

Em diferentes momentos, a literatura brasileira incorporou a temática da Ditadura Militar que ocorreu no Brasil a partir de 1964, evidenciando, por meio de recursos formais e estratégias distintas de representação, o trauma, o silenciamento, a violência, a dor e o próprio papel da literatura e seus limites na expressão das subjetividades atravessadas pela conjuntura política adversa. Com a constituição da Comissão Nacional da Verdade, em 2011, verifica-se a publicação recorrente de obras literárias que revisitam o tema, o que coloca à crítica questões a respeito das especificidades dessa produção no tempo presente. Na publicação do seu 50º número, a Revista Itinerários acolherá artigos que tratem das relações entre a literatura brasileira e a Ditadura militar, preferencialmente no que diz respeito às reflexões em torno da produção literária produzida na última década.

Organizadoras do volume:
Juliana Santini (UNESP)
Rejane C. Rocha (UFSCar)
Sara Brandellero (Universidade de Leiden-Holanda)

Envio de originais até: 28/02/2020


Nº 51, 2020

Dossiê "Sob o ponto de vista da floresta"

Nesta nossa época de irrestrito triunfo tecno-digital e emergência climática, surgem legítimas e urgentes preocupações com a preservação da floresta, ameaçada por interesses vários. A tal ponto que um dos assuntos atualmente mais discutidos à escala planetária é precisamente a defesa do pulmão florestal da terra – a Amazónia. 

A floresta não se restringe, evidentemente, à componente puramente ambiental e biológica. Como nos mostra Richard Pogue Harrison em Forests: The Shadow of Civilization, a floresta tem, de igual modo, sido ao longo dos séculos o espaço-chave de um imaginário extraordinário. Agora, em pleno século XXI, dominado cada vez mais pela Razão tecnológica e cada vez menos por consensos morais, tudo indica que a floresta se converteu no lugar de todas as preocupações. Dir-se-ia o último ponto de abrigo capaz de nos salvaguardar de uma catástrofe com proporções cataclísmicas. A floresta, numa palavra, adquire cada vez mais o valor de santuário. Um santuário frágil e à mercê da expansão radical da crise ecológica.

Em suma, hoje, quando pesadas ameaças pairam sobre os espaços florestais, pondo em perigo os seus ecossistemas e os seus habitantes, sejam eles trabalhadores indígenas ou populações rurais, torna-se, mais do que nunca, necessário repensá-la sob pontos de vista múltiplos, inovadores e interdisciplinares. Assim, o número 51 da revista Itinerários, em sintonia com perspetivas ecocríticas, pretende acolher para publicação textos focados na temática florestal e, mais latamente, as relações entre literatura e ambiente.  

Organizadores do volume:
André Corrêa de Sá (Universidade da California, Santa Barbara-EUA)
Sérgio Paulo Guimarães de Sousa (Universidade do Minho- Portugal)
Brunno V. G. Vieira (UNESP)

Envio de originais até: 28/02/2020

Aceitam-se artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano.


n.48, 2019

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Apresentação

Apresentação
Maria Lúcia Outeiro Fernandes, Anna M. Klobucka, Rodrigo Valverde Denubila
PDF

Literatura e Sexualidades Dissidentes

Diana Junkes
PDF
Jorge Vicente Valentim
PDF
Fernando Luís de Morais, Cláudia Maria Ceneviva Nigro, Flávia Andrea Rodrigues Benfatti, Leandro Passos, Luana Passos, Luiz Henrique Moreira Soares, Regiane Corrêa de Oliveira Ramos
PDF
Denis Leandro Francisco
PDF
Yasmin Zandomenico
PDF
Julia Luiza Bento Pereira
PDF
Claudicélio Rodrigues da Silva, Lúcio Flávio Gondim da Silva, Marcus Vinícius Maciel Matos
PDF
Vivian Leme Furlan
PDF
Rafaella Cristina Alves Teotônio
PDF
Michael Silva, Jamesson Buarque de Souza
PDF
Mateus Fernando de Oliveira
PDF
Nádia Nelziza Lovera de Florentino, Antonio Roberto Esteves
PDF

Varia

Ariane Ávila Neto de Farias
PDF
Dionei Mathias
PDF
Joyce Conceição Gimenes Romero, María Dolores Aybar Ramírez
PDF