Relatos de mães ouvintes sobre os processos comunicativos com filhos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.14665

Palavras-chave:

Surdez, Comunicação, Família, Aprendizagem

Resumo

Este estudo tem o objetivo de caracterizar os processos de comunicação entre mães ouvintes e filhos surdos no lar. Participaram deste estudo três mães ouvintes com filhos surdos em idade escolar. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas em áudio gravadas com as mães. Os resultados apontaram que as mães ouvintes fazem uso constante da linguagem oral e de gestos caseiros para se comunicarem com as crianças surdas e consideram os processos de comunicação satisfatórios, embora algumas vezes difíceis. A negação da condição de surdez encontra-se nas entrelinhas das respostas e revelou-se a expectativa de que as crianças venham a ouvir e falar para melhor se desenvolverem. Evidenciou-se que não houve menção pelas mães da possibilidade de comunicação por Língua de Sinais com seus filhos surdos, o que poderia favorecer o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem das crianças.

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Biografia do Autor

Lidiane Augusta Ferrari Botteon, Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), Catanduva – SP

Docente no curso de Pedagogia. Mestrado em Educação (UNIARA).

Maria Lucia Oliveira Suzigan Dragone, Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara – SP

Docente nos cursos de Pedagogia presencial e EaD e no Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

20/04/2021

Como Citar

BOTTEON, L. A. F.; DRAGONE, M. L. O. S. Relatos de mães ouvintes sobre os processos comunicativos com filhos surdos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021005, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.14665. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14665. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação