Ensino remoto e qualidade de vida docente em cenário de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.15883

Palavras-chave:

Ensino, COVID-19, Docente, Qualidade de vida

Resumo

Esse trabalho objetiva descrever a percepção de docentes universitários sobre qualidade de vida (QV) a partir de domínios físicos, psicológicos, sociais e ambientais em cenário pandêmico. O estudo se caracterizou como descritivo e transversal, no qual se avaliou a amostra composta por professores universitários dos cursos de licenciatura no município de Teixeira de Freitas (BA). Justifica-se essa pesquisa por compreender que, ao considerar as percepções dos docentes em isolamento social, contribuirá para intervenção na promoção da saúde destes profissionais, oferecendo também subsídios para pesquisas futuras. A análise das respostas ocorreu a partir da aplicação do questionário WHOQOL-bref. Os resultados mostraram que, de maneira geral, os professores referiram como positiva a percepção de sua QV (63,3%). No entanto, alguns questionamentos merecem uma atenção maior, como o psicológico, que apresentou que 90% dos professores demonstrou, em algum momento, um estado emocional negativo, como ansiedade e depressão durante o isolamento social.

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Biografia do Autor

Eduardo Benincá Cuquetto , Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Teixeira de Freitas – BA – Brasil

Departamento de Educação. Graduando em Ciências Biológicas.

Ellen Maria Santos Portela, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Teixeira de Freitas – BA – Brasil

Departamento de Educação. Graduada em Ciências Biológicas.

Yolanda Aparecida de Castro Almeida Vieira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Teixeira de Freitas – BA – Brasil

Professora adjunta. Departamento de Educação. Doutora em Tratamento da Informação Espacial (PUCMinas).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

CUQUETTO , E. B.; PORTELA, E. M. S.; VIEIRA, Y. A. de C. A. Ensino remoto e qualidade de vida docente em cenário de pandemia. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022003, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.15883. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/15883. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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