Educação sexual e docência: as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola

Autores

  • Paula Camila Argenti Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara
  • Débora Raquel da Costa Milani Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10901

Palavras-chave:

Escola. Educação sexual. Paradigmaholonômico.

Resumo

Com este artigo pretendemos: evidenciar a necessidade de considerar a educação de forma plural, não unidimensionalizando e subordinando os educandos a esquemas monolíticos e iconoclastas que geram a “educação praxeológica”. Ao contrário, observamos a imprescindibilidade da autorreflexão dos docentes e a emergência de trabalhar as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola, junto à comunidade escolar, e evidenciar o enlace e o comprometimento da educação com a educação sexual. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia a hermenêutica filosófica da Escola de Grenoble (antropologia do imaginário, antropologia das organizações educativas e socioantropologia do cotidiano): leituras e grades interpretativas de análise de textos segundo as técnicas hermenêuticas.

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Biografia do Autor

Paula Camila Argenti, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual

Débora Raquel da Costa Milani, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual

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Publicado

01/06/2017

Como Citar

ARGENTI, P. C.; MILANI, D. R. da C. Educação sexual e docência: as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 212–223, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10901. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10901. Acesso em: 21 nov. 2024.