A linguagem musical na educação infantil: reflexões e possibilidades

Autores

  • Erica Viana Universidade de Araraquara
  • Dirce Charara Monteiro Universidade de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10999

Palavras-chave:

Música na Educação infantil. Função da música. Linguagem musical. Formação de professores.

Resumo

O presente estudo teve como principalobjetivo investigar a função da música na educação infantil da perspectiva de representantes dos três níveis interferentes na prática pedagógica: 1) a autora do capítulo dedicado à música no Referencial Curricular Nacional para educação infantil; 2) a coordenadora da educação infantil da Secretaria Municipal da Educação de uma cidade do interior paulista; 3) professores atuantes na educação infantil. A pesquisa, de cunho qualitativo, iniciou as investigações partindo das sugestões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 1999, 2010) e nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998) que propõem que a música deve ser vivenciada através da exploração (corpo e demais possibilidades sonoras), ludicidade, expressão, apreciação e criação, mostrando preocupação com a musicalização do indivíduo e considerando a música como uma linguagem fundamental para a formação infantil. As vozes da autora do RCNEI, coordenadora do munícípio e das professoras foram obtidas por meio de entrevistas. A análise dos dados procurou identificar a relação existente entre o que é proposto e como as professoras relatam a prática.

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Biografia do Autor

Erica Viana, Universidade de Araraquara

Mestre em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Dirce Charara Monteiro, Universidade de Araraquara

Doutora em Letras- Universidade de Araraquara- UNIARA

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Publicado

01/06/2017

Como Citar

VIANA, E.; MONTEIRO, D. C. A linguagem musical na educação infantil: reflexões e possibilidades. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 371–386, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10999. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10999. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática