Temática deficiência em grupos de pesquisa em psicologia do CNPQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.14392

Palavras-chave:

Deficiência, Diretório dos grupos de pesquisa, Currículo lattes, Psicologia, Metassíntese

Resumo

Este artigo teve como objetivo mapear a produção científica de pesquisadores da área da Psicologia que investigam a deficiência no Brasil. Foi realizada uma metassíntese de 40 artigos, de 3 grupos de pesquisa, do Diretório dos Grupos de Pesquisa e Currículo Lattes. Os grupos de pesquisa estão localizados na região Sudeste, sendo 2 deles vinculados à Universidade de São Paulo (USP), criados em 2002, e o outro, à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), criado em 2012. Os resultados indicam a presença das perspectivas teóricas Winnicottiana, Sócio-Histórica, Histórico-Cultural e das Representações Sociais, das concepções de deficiência, Educação Especial/Inclusiva, acessibilidade e empregabilidade, de documentos nacionais e internacionais de garantia de direitos e do uso do método qualitativo, com a participação de crianças e adultos. Conclui-se que as produções estabelecem interlocuções entre as áreas da Psicologia e Educação, e contribuem nas discussões sobre a inclusão da pessoa com deficiência.

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Biografia do Autor

Raíssa Matos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió – AL

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Adélia Augusta Souto de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió – AL

Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Doutorado em Psicologia Social (PUC-SP).

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Publicado

20/04/2021

Como Citar

FERREIRA, R. M.; OLIVEIRA, A. A. S. de. Temática deficiência em grupos de pesquisa em psicologia do CNPQ. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021001, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.14392. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14392. Acesso em: 29 mar. 2024.