Intervenções em Habilidades de Vida: contribuições para o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.15349Palavras-chave:
Habilidades de vida, Crianças, Adolescentes, Intervenções grupais, Desenvolvimento psicossocial, Promoção de saúdeResumo
Intervenções direcionadas a crianças e adolescentes que promovam o desenvolvimento psicossocial saudável são relevantes. Nessa perspectiva, destacam-se as que têm como proposta o desenvolvimento das Habilidades de Vida (HV), que são competências definidas pela Organização Mundial da Saúde como fundamentais para melhor lidar com os desafios da vida cotidiana, sendo aliadas na promoção da saúde integral dos indivíduos. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo descrever intervenções, em grupo, para o desenvolvimento de HV em crianças e adolescentes realizadas no Brasil. Foi feito um estudo exploratório considerando apenas publicações em língua portuguesa. Foram identificadas oito intervenções, nas quais a idade dos participantes variava dos oito aos dezoito anos. Os principais resultados observados foram a redução de crenças sexistas e homofóbicas, mudanças positivas de comportamento, contribuição para o autoconhecimento e melhoria no relacionamento interpessoal. Conclui-se que tais intervenções são importantes ao impactarem positivamente na qualidade de vida como um todo.
Downloads
Referências
BOLSONI-SILVA, A. T. et al. Caracterização de programas de intervenção com crianças e/ou adolescentes. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 62, n. 1, p. 104-118, abr. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672010000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 set. 2021.
BOTVIN, G. J. Preventing Adolescent Drug Abuse through Life Skills Training: Theory, Evidence of Effectiveness, and Implementation Issues. In: CANE, J. Social Programs that work. New York: Russel Sage Fundation, 1998. p. 225-257.
BOTVIN, G. J.; GRIFFIN, K.W. Life Skills Training: Empirical Findings and Future Directions. The Journal of Primary Prevention, Cambridge, v. 25, n. 2, 2004, p. 211-232. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/B:JOPP.0000042391.58573.5b. Acesso em: 16 set. 2021.
CUNHA, N.; RODRIGUES, M. C. O desenvolvimento de competências psicossociais como fator de proteção ao desenvolvimento infantil. Est. Inter. Psicol., Londrina, v. 1, n. 2, p. 235-248, jun. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072010000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 set. 2021.
FRANCO, G. R. Habilidades de Vida: implementação e avaliação de uma pesquisa-intervenção com adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/800. Acesso em: 16 set. 2021.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. COVID-19 e Saúde da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro, 2020a. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/pdf/covid19_saude_crianca_adolescente.pdf. Acesso em: 16 set. 2021.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19: Crianças na Pandemia COVID-19. Rio de Janeiro, 2020b. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%CC%A7as_pandemia.pdf. Acesso em: 16 set. 2021.
GORAYEB, R.; NETTO, J. R. C.; BUGLIANI, M. A. P. Promoção de saúde na adolescência: Experiência com programas de ensino de habilidades de vida. In: TRINDADE, Z. A.; ANDRADE, A. N. (org.). Psicologia e saúde: um campo em construção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 89-100.
MANGRULKAR, L.; WHITMAN, C. V.; POSNER, M. Enfoque de habilidades para la vida para un desarrollo saludable de niños y adolescentes. Washington: Organización Panamericana de la Salud, 2001.
MARYAM, E. et al. Effectiveness of life skills training on increasing self-esteem of high school students. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 30, p. 1043-1047, 2011. DOI: 10.1016/j.sbspro.2011.10.203
MINTO, E. C. Ensino de habilidades de vida para adolescentes vinculados a instituições profissionalizantes, no município de Ribeirão Preto/SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. DOI: 10.11606/D.59.2006.tde-18052009-160841
MINTO, E. C. et al. Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes. Psicologia em Estudo, v. 11, n. 3, p. 561-568, 2006. DOI: 10.1590/S1413-73722006000300012
MURTA, S. G. et al. Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos de Psicologia, Natal, v. 14, n. 3, p. 181-189, 2009. DOI: 10.1590/S1413-294X2009000300001
MURTA, S. G. et al. Programa de habilidades interpessoais e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes: um relato de experiência. Psico-USF, v. 17, n. 1, p. 21-32, 2012. DOI: 10.1590/S1413-82712012000100004
MURTA, S. G. et al. Prevenção à violência no namoro e promoção de habilidades de vida em adolescentes. Psicologia USP, v. 24, n. 2, p. 263-288, 2013. DOI: 10.1590/S0103-65642013000200005
MURTA, S. G.; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Prevenção ao sexismo e ao heterosexismo entre adolescentes: contribuições do treinamento em habilidades de vida e habilidades sociais. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, v. 1, n. 2, p. 73-85, 2010.
NADALETI N. P. et al. Habilidades de vida: estratégia de prevenção do uso de substâncias psicoativas entre adolescentes. Adolesc Saude, 2018, v. 15, n. 3, p. 36-43. Disponível em: http://adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=731&idioma=Portugues. Acesso em: 16 set. 2021.
NEUFELD, C. B. et al. PRHAVIDA – Programa cognitivo-comportamental de habilidades de vida para crianças e adolescentes. In: NEUFELD, C. B. Intervenções e Pesquisas em Terapia Cognitivo-Comportamental com indivíduos e grupos. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014. p. 80-115.
PAIVA, F. S.; RODRIGUES, M. C. Habilidades de vida: uma estratégia preventiva ao consumo de substâncias psicoativas no contexto educativo. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, dez. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812008000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 set. 2021.
RODRIGUES, M. C. et al. Prevenção e promoção de saúde na escola: concepções e práticas de psicólogos escolares. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 67-78, jun. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202008000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 set. 2021.
SUPARP, J. et al. Life Skills Development Program to Reduce Bullying and to Promote Good Practices among Primary School Students, Samut-Sakorn Province, Thailand. J Public Health, v. 40, n. 1, p. 7-16, 2010. Disponível em: https://he02.tci-thaijo.org/index.php/jph/article/view/7876/6838. Acesso em: 16 set. 2021.
UNITED NATIONS (UN). Module VII: Life Skills. 2006. Disponível em: https://www.unodc.org/pdf/youthnet/action/message/escap_peers_07.pdf. Acesso em: 16 set. 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Life skills education for children and adolescents in schools. Pt. 1, Introduction to life skills for psychosocial competence. Pt. 2, Guidelines to facilitate the development and implementation of life skills programmes. 2. rev. Geneva, Switzerland, 1997. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/63552/WHO_MNH_PSF_93.7A_Rev.2.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 set. 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Partners in life skills education. Geneva, Switzerland, 1999.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Skills for health: skills-based health education including life skills: an important component of a child-friendly/health-promoting school. Geneva, 2003. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/42818. Acesso em: 16 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.