A desigualdade sentida na migração de estudantes universitários provenientes do continente africano
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.15364Palavras-chave:
Migração, Estudantes africanos, Psicologia, Desigualdade, UniversidadeResumo
Os fluxos migratórios estão presentes há muitas décadas e possuem relação com processos sociais, culturais e territoriais. O presente artigo analisou, a partir do discurso de estudantes provenientes do continente africano matriculados em instituições de Ensino Superior, as desigualdades sentidas durante o processo deslocamento, ampliando o olhar frente ao fenômeno da migração internacional temporária e elaborando os significados atribuídos as experiências desses indivíduos. O conteúdo dos discursos foi dividido em três temas: a experiência no Brasil, o preconceito vivido e as marcas da migração. Ao longo do estudo ficou claro que esses fatores atravessaram a vida desses jovens e permearam suas permanências dentro das universidades Brasileiras, sendo eles indicadores de como a diversidade vêm sendo tratada por nossa sociedade atualmente. Ficou evidente a necessidade de as Universidades possuírem melhor preparo na recepção e ambientação desses alunos, afim de minimizar as desigualdades de oportunidades, aumentando as possibilidades de um diálogo intercultural.
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