A tomada de consciência em uma perspectiva metacognitiva

Possibilidades para a sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Cognição, Metacognição, Monitoramento cognitivo, Educação, Aprendizagem

Resumo

Este artigo objetiva apresentar entendimentos acerca da tomada de consciência em uma perspectiva metacognitiva. Para isso, trata, inicialmente, de aspectos teóricos de cognição e de metacognição. Em seguida, discute a tomada de consciência e correlações percebidas entre ela e a metacognição para, a partir disso, apresentar um entendimento de tomada de consciência em uma perspectiva metacognitiva. Neste contexto, a tomada de consciência passa a ser definida como um processo consciente de percepção e reconhecimento que se dá enquanto o sujeito desenvolve tarefas e lida com situações que envolvem investigação, de modo que o diálogo empreendido no âmbito de grupos pode suscitar mediações que provoquem esse processo. A tomada de consciência, nesta perspectiva, tem como essência a administração, a reflexão e a avaliação das ações dos próprios sujeitos e dos fenômenos estudados por eles, de modo a potencializar suas próprias atividades cognitivas e metacognitivas.

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Biografia do Autor

Maykon Jhonatan Schrenk, Escola Municipal Pedro Álvares Cabral (EMPÁC), Santa Helena – PR – Brasil

Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática (UNIOESTE).

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo – PR – Brasil

Professor do Magistério Superior. Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

SCHRENK, M. J.; VERTUAN, R. E. A tomada de consciência em uma perspectiva metacognitiva: Possibilidades para a sala de aula. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022003, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15795. Acesso em: 13 out. 2024.