Rupturas gritantes urgentes no silenciamento de corpos dissidentes na formação médica da UACV/CFP/UFCG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.1.18179

Palavras-chave:

Currículo, Formação médica, Gênero, Sexualidade, LGBTQIA

Resumo

As questões colocadas nos documentos oficiais que norteiam a formação médica estão inseridas nas teorizações críticas de currículo, mas o currículo não é um artefato neutro e de transmissão desinteressada. Portanto, o objetivo do presente estudo é analisar como as questões de dissidências de corpos são acionadas no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande, através de metodologia amparada nos pressupostos pós-críticos de estudo em educação. Foi constatado que a construção do PPC se deu de forma arbitrária e interessada, se orientando por DCN que não acolhem os conceitos de corpo, sexualidade e saúde na diversidade. Refletir sobre o corpo, em todas as suas dimensões, e sua correlação com as práticas de saúde e de ensino, é fundamental para se (re)pensar a formação acadêmica, cuidado em saúde e, consequentemente, a construção de conhecimentos numa lógica de justiça social e dos direitos humanos.

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Biografia do Autor

Fabíola Jundurian Bolonha, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Medicina da Unidade Acadêmica de Ciências da Vida. Doutorado em Educação (UFS).

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Educação e da Pós-graduação em Educação. Doutorado em Sociologia (UFS). Pós-doutorado (University of Warwick, UK).

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Publicado

01/08/2023

Como Citar

BOLONHA, F. J.; DIAS, A. F. Rupturas gritantes urgentes no silenciamento de corpos dissidentes na formação médica da UACV/CFP/UFCG. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.1, p. e023015, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.1.18179. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18179. Acesso em: 8 nov. 2024.

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