“Mulher não cabe em caixinha”

Problematizando machismos e feminilidades a partir da música “Perfeitinha”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.1.18180

Palavras-chave:

Artefatos Culturais, Currículo, Escolas, Feminismo, Feminilidades

Resumo

Os feminismos constituem um movimento que reivindica a equidade de gênero, a partir da luta pelos direitos sociais e políticos das mulheres. Este estudo trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa mais abrangente realizada em três escolas da Educação Básica de um município do Cariri cearense, que objetivou analisar as narrativas de jovens/mulheres estudantes acerca de feminismos e feminilidades no contexto escolar. Os procedimentos investigativos envolveram a realização de uma entrevista semiestruturada, a partir da problematização da música “Perfeitinha”, por meio da análise foucaultiana do discurso. Diante das análises, foi possível perceber que a cultura machista reflete na sociedade e em diferentes artefatos culturais, inclusive nas músicas sertanejas, onde se manifestam de forma mais explícita. Assim, destacamos a necessidade de incorporar, de modo contínuo e sistemático, as temáticas gênero, feminismos e feminilidades nos currículos escolares e acadêmicos, para que possamos repensar a educação a partir de uma abordagem queer.

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Biografia do Autor

Elaine de Jesus Souza, Universidade Federal do Cariri Instituição

Professora Adjunta do Instituto Formação de Educadores. Professora Permanente do PPGECIMA/UFS. Pós-doutoranda em Educação na (UFBA).

Eugerbia Paula Rocha, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda em Educação.

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Publicado

01/08/2023

Como Citar

SOUZA, E. de J.; ROCHA, E. P. “Mulher não cabe em caixinha”: Problematizando machismos e feminilidades a partir da música “Perfeitinha”. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.1, p. e023014, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.1.18180. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18180. Acesso em: 23 nov. 2024.