Vulnerabilidade e sexualidade de pessoas com deficiência

Um estudo com professores(as)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.18364

Palavras-chave:

Vulnerabilidade, Deficiências, Educação Sexual

Resumo

A sexualidade é um tema repleto de tabus que pode gerar diversas formas de vulnerabilidade, especialmente em relação a pessoas com deficiência (PcD). A educação sexual (ES) é uma das maneiras de prevenir esses riscos. Esta pesquisa descritiva teve como objetivo investigar a opinião de 48 professores sobre sexualidade e vulnerabilidade de PcD. Os participantes responderam a um questionário sobre: (a) Vulnerabilidade de PcD ao contágio de infecções sexualmente transmissíveis, gravidezes indesejadas e violências sexuais; e (b) Relação entre gênero e a vulnerabilidade de PcD. Os dados mostram que os professores acreditam que os alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista são mais vulneráveis do que os demais e não percebem diferenças significativas entre homens e mulheres nesse contexto. Conclui-se que os professores devem elaborar e aplicar propostas de ES inclusiva que atendam a todos na escola, visando diminuir diversas vulnerabilidades.

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Biografia do Autor

Leilane R. Spadotto de Carvalho, Universidade Estadual Paulista

Psicóloga. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Bolsista CAPES de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (FCLar,UNESP/Araraquara-SP).

Ana Cláudia Bortolozzi, Universidade Estadual Paulista

Professora Associada. Faculdade de Ciências (UNESP, Bauru).

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

DE CARVALHO, L. R. S.; BORTOLOZZI, A. C. Vulnerabilidade e sexualidade de pessoas com deficiência: Um estudo com professores(as) . DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024003, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.18364. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18364. Acesso em: 30 jun. 2024.