O protagonismo juvenil em livros didáticos de Projeto de Vida do Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19420

Palavras-chave:

Protagonismo juvenil, Neoliberalismo, Projeto de Vida, Mercado de trabalho, Novo Ensino Médio

Resumo

Considerando os desdobramentos da Reforma do novo ensino médio, o presente artigo analisa os reflexos neoliberais na produção discursiva do protagonismo juvenil presentes em livros didáticos de Projeto de Vida. Como aparato teórico, mobilizam-se os estudos discursivos sob a inspiração de Michel Foucault, a partir de conceitos como discurso, enunciado, formação discursiva, verdade, poder e neoliberalismo. Em relação à metodologia, o estudo se alinha a uma perspectiva descritivo-interpretativa e documental, de base qualitativa. O corpus compreende enunciados extraídos de nove livros didáticos de Projeto de Vida aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. As análises possibilitam enfatizar que a construção do sujeito como protagonista opera a partir das relações de saber e poder evidenciadas em uma relação de íntima proximidade com os desígnios do mercado.

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Biografia do Autor

Fernanda Alves Cavalcante, Rede Municipal de Ensino

Docente da Rede Municipal de Ensino de Caraúbas/RN. Mestra em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO).

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Publicado

27/06/2024

Como Citar

CAVALCANTE, F. A.; SILVA, F. V. da. O protagonismo juvenil em livros didáticos de Projeto de Vida do Novo Ensino Médio. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024005, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.19420. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19420. Acesso em: 30 jun. 2024.