Uso de blueprint na elaboração de uma matriz de referência e encomenda de itens para um teste de progresso em biomedicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20020

Palavras-chave:

Blueprint, Testes de progresso, Itens avaliativos

Resumo

O objetivo do trabalho é relatar a adaptação do blueprint para a composição de uma matriz de referência e posterior encomenda e elaboração de itens avaliativos. Trata-se de um relato de experiência de um grupo de educadores atuantes num curso de biomedicina de uma instituição de educação superior comunitária localizada no interior do Estado de São Paulo. O uso do blueprint permitiu a elaboração sistematizada de itens mais integrados aos objetivos educacionais e competências do curso previstas em planos de ensino e projeto pedagógico. Apesar do uso do blueprint, a capacitação contínua do corpo de professores é um fator determinante para o bom desenvolvimento, aplicação e uso de uma matriz de referência e subsequente elaboração de itens avaliativos.

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Biografia do Autor

Lourival Antunes de Oliveira Filho, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Paulista - UNIP (2011), obtendo o título por meio do estudo Abordagem Diagnóstica da Leucemia Linfoblástica Aguda em Crianças e Fatores Clínicos relacionados ao Prognóstico, sob a supervisão da Profa.Dra. Beatriz Gulli Bidóia. No período de 2012 foi bolsista FAPESP TT3 no laboratório de Genética Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP, sob a supervisão da Profa.Dra. Maria Aparecida Nagai, aprimorando técnicas relacionadas as áreas: Genética Molecular, Biologia Molecular e Biologia Celular. Detêm o título de Doutor em Ciências (2017) pelo programa de Oncologia Molecular da FMUSP, sob a mesma orientação no laboratório de Genética Molecular localizado no Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO). O estudo desenvolvido em seu doutorado foi relacionado ao Câncer de Mama, avaliando o Papel celular e extracelular do Par-4 na formação tumoral e sensibilidade a droga. Atualmente, é professor na Universidade de Sorocaba (UNISO), ministrando disciplinas como: Biologia Molecular, Citologia, Histologia e Embriologia (CHE), Doenças Parasitárias, Fisiologia, Genética, Metodologias de Pesquisa, Práticas de Pesquisa e Práticas Biomédica. Atualmente, também é professor e coordenador geral da pós-graduação lato sensu da UNISO e faz parte do grupo de pesquisa de Análise de Risco em Toxicologia (ARTox).

Marcela Pelegrini Peçanha, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde) e professora Adjunta I da Universidade de Sorocaba. Tem experiência na área de Gestão em Educação em Saúde e Microbiologia, com ênfase em Indicadores Microbianos de Contaminação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores microbiológicos, coliformes, bactérias, resistência bacteriana e controle microbiológico. Ex Coordenadora da área de Ensino da Sociedade Brasileira de Microbiologia.

Henrique Martins Carvalho, Universidade de Sorocaba

Henrique Martins Carvalho é um estudante do sexto semestre do curso de biomedicina na Universidade de Sorocaba (UNISO) (2022-atualmente); sua principal área de interesse é na pesquisa e produção de trabalhos acadêmicos voltados à microbiologia e toxinologia. Possui formação como técnico em química pela Escola Técnica Estadual Rubens de Faria e Souza (ETEC) (2020-2021). Trabalhou como bolsista na modalidade TT1 (Treinamento Técnico) pela Fapesp na empresa Bioloxcell até julho de 2024, mesma época em que encerrou seu contrato como estagiário bolsista pela UNISO na clínica de odontologia da faculdade. Atualmente atuando como bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probiti-Uniso) de Iniciação Científica da UNISO.

Juliana de Oliveira Soares Silva Mizael, Universidade de Sorocaba

Licenciada em Química pela Universidade de Sorocaba (2008). Mestra em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba (2012). Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita - UNESP - Câmpus Sorocaba (2019). Atualmente é professora titular da Universidade de Sorocaba. Tem experiência na área da Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas cromatográficas e produtos naturais (substâncias bioativas). Nas Ciências Ambientais atua na linha de pesquisa de recursos hídricos, manejo e monitoramento ambiental, com aspectos físicos e químicos e destaque em análises de pigmentos em sedimentos com HPLC.

Rômulo Tadeu Dias de Oliveira, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (bolsa CNPq, 2006), doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Bolsa CNPq, 2010) e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Bolsa Fapesp, 2010) e Universidade da California, San Diego, USA (2011-2012). Tem experiência na área de Imunologia Básica e Clínica (Resposta Imunológica em Aterosclerose, Aneurisma de Aorta Abdominal Humano e Sistema Imune Gastrointestinal), Microbiologia (interação entre Microbiota Intestinal e Sistema Imunológico), Biomateriais (regeneração cardíaca e óssea), metodologias ativas de ensino (problem based learning "PBL" e team based learning "TBL") e produção de material didático para disciplinas e cursos EAD.

Éric Diego Barioni, Universidade de Sorocaba

Éric Diego Barioni é bacharel em biomedicina pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) de Itu - SP (2006-2009); obteve título de mestre e doutor em ciências com área de concentração em toxicologia e análises toxicológicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP/SP) em 2013 e 2018, respectivamente, e título de especialista em toxicologia pela Associação Brasileira de Biomedicina (ABBIOM) em 2016. Atualmente é professor adjunto I e coordenador do curso de graduação em biomedicina na Universidade de Sorocaba (UNISO), consultor e perito judicial em saúde no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - SP. Éric Diego Barioni é Conselheiro, Presidente da Comissão de Toxicologia e membro da Comissão de Ética do Conselho Regional de Biomedicina 1 Região (CRBM-1), membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e do Comitê de Sustentabilidade da Universidade de Sorocaba (UNISO) e Avaliador Institucional no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Éric Diego Barioni é membro da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox), do The International Association of Forensic Toxicologists (TIAFT), da Associação Brasileira de Biomedicina (ABBIOM) e membro da diretoria da Associação Paulista de Biomedicina (APBM), conduz o grupo de pesquisa em toxicologia: ARTox, investigando e avaliando comportamentos de risco em toxicologia e, adicionalmente, é responsável pelo Centro de Desenvolvimento Biomédico para o Ensino 

Referências

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Publicado

08/05/2025

Como Citar

OLIVEIRA FILHO, L. A. de; PEÇANHA, M. P.; CARVALHO, H. M.; MIZAEL, J. de O. S. S.; OLIVEIRA, R. T. D. de; BARIONI, Éric D. Uso de blueprint na elaboração de uma matriz de referência e encomenda de itens para um teste de progresso em biomedicina. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e025006, 2025. DOI: 10.30715/doxa.v26i00.20020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20020. Acesso em: 21 maio. 2025.