Pedagogia hospitalar favorecendo a continuidade escolar da criança hospitalizada

Autores

  • Anita Zimmermann
  • Arlete Ribeiro Bonifácio
  • Rosemeire do Nascimento
  • Sheila Zimmermann Kibrit

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10820

Palavras-chave:

Atendimento pedagógico. Crianças hospitalizadas. Inclusão. Pedagogia hospitalar. Hospitalização.

Resumo

A hospitalização da criança pode afastá-la de suas atividades pedagógicas e sociais. Nesse momento, o apoio do pedagogo hospitalar oferece a garantia da manutenção das atividades escolares, podendo amenizar angústias, repercutindo positivamente na colaboração com o tratamento oferecido pela equipe de saúde. O objetivo deste estudo foi elucidar a importância da pedagogia hospitalar como meio de manutenção do sentimento de inclusão escolar da criança ainda em ambiente hospitalar. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica relativa ao tema proposto. Como considerações finais, o atendimento pedagógico hospitalar mantém o vínculo escolar, durante o período de hospitalização, acompanhando as atividades educacionais propostas pela instituição escolar da qual faz parte, estimulando a criança na continuidade do seu desenvolvimento emocional, psicológico e social.

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Publicado

01/01/2017

Como Citar

ZIMMERMANN, A.; BONIFÁCIO, A. R.; NASCIMENTO, R. do; KIBRIT, S. Z. Pedagogia hospitalar favorecendo a continuidade escolar da criança hospitalizada. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 1, p. 62–66, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10820. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10820. Acesso em: 19 abr. 2024.