Psicoterapia de crianças com altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.15850

Palavras-chave:

Altas habilidades, Superdotação, Psicoterapia infantil

Resumo

A criança com altas habilidades/superdotação apresenta um comportamento diferenciado das demais, com desempenho elevado em áreas do conhecimento humano, sejam isoladas em um único campo ou combinadas. Por meio dessa diferenciação, são propagados mitos e esse público pode enfrentar grandes desafios e uma das possíveis estratégias de enfrentamento é esconder, negar ou até mesmo não reconhecer suas habilidades, passando a desenvolver problemas comportamentais e/ou psicológicos. Diante disso, o presente estudo objetiva investigar a atuação do psicólogo clínico junto a crianças com altas habilidades/superdotação. Trata-se de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram desta pesquisa quatro psicólogas clínicas que atendem ou atenderam crianças com altas habilidades/superdotação. Os resultados indicaram a prevalência da abordagem cognitivo-comportamental como embasamento teórico e técnico das profissionais entrevistadas e o uso frequente de técnicas como psicoeducação, treino de habilidades sociais e técnicas de relaxamento no atendimento a essas crianças.

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Biografia do Autor

Jessyca Gracy Pereira Veloso, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina – PI – Brasil

Graduanda em Psicologia.

Patrícia Melo do Monte, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina – PI – Brasil

Professora Assistente. Doutorado em Educação.

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

VELOSO, J. G. P. .; MONTE, P. M. do . Psicoterapia de crianças com altas habilidades/superdotação. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022004, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.15850. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15850. Acesso em: 19 abr. 2024.