Rede de Apoio a Professores de Línguas Estrangeiras (RAPLE)
Um espaço de compartilhamento, aprendizagem e colaboração
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19013Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos, Repositórios, Rede de Apoio aos Professores de Línguas EstrangeirasResumo
No campo do Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, é notável o potencial pedagógico das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs). Nesse cenário, é importante (re)pensar a formação de professores, em especial no âmbito deste trabalho, de professores de línguas estrangeiras. Assim, este estudo objetiva descrever a Rede de Apoio aos Professores de Línguas Estrangeiras (RAPLE) como espaço de formação docente, bem como de compartilhamento de insumos voltados a aulas mais inovadoras e significativas. Para tanto, apoiamo-nos nos conceitos de Recursos Educacionais Abertos, Educação Aberta e em estudos sobre a Formação de professores e TDCIs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como um estudo de caso. Os resultados evidenciam que a RAPLE é relevante e constitui subsídio para a prática e a formação de professores, na medida em que disponibiliza recursos de livre e fácil acesso.
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