Rede de Apoio a Professores de Línguas Estrangeiras (RAPLE)

Um espaço de compartilhamento, aprendizagem e colaboração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19013

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos, Repositórios, Rede de Apoio aos Professores de Línguas Estrangeiras

Resumo

No campo do Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, é notável o potencial pedagógico das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs). Nesse cenário, é importante (re)pensar a formação de professores, em especial no âmbito deste trabalho, de professores de línguas estrangeiras. Assim, este estudo objetiva descrever a Rede de Apoio aos Professores de Línguas Estrangeiras (RAPLE) como espaço de formação docente, bem como de compartilhamento de insumos voltados a aulas mais inovadoras e significativas. Para tanto, apoiamo-nos nos conceitos de Recursos Educacionais Abertos, Educação Aberta e em estudos sobre a Formação de professores e TDCIs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como um estudo de caso. Os resultados evidenciam que a RAPLE é relevante e constitui subsídio para a prática e a formação de professores, na medida em que disponibiliza recursos de livre e fácil acesso.

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Biografia do Autor

Marina de Paulo Nascimento, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa.

Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld, Universidade Estadual Paulista

Docente no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa. Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP).

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

NASCIMENTO, M. de P.; ROZENFELD, C. C. de F. Rede de Apoio a Professores de Línguas Estrangeiras (RAPLE): Um espaço de compartilhamento, aprendizagem e colaboração. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024009, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.19013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19013. Acesso em: 12 out. 2024.

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