Foreign Language Teachers Support Network (RAPLE)
Space for sharing, learning and collaboration
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19013Keywords:
Open Educational Resources, Repositories, Support Network for Foreign Language TeachersAbstract
In the field of Teaching/Learning Foreign Languages, the pedagogical potential of Digital Communication and Information Technologies (TDCIs) is notable. In this scenario, it is important to (re)think about teacher education, especially in the scope of this work, of foreign language teachers. Thus, this study aims to describe the Support Network for Foreign Language Teachers (RAPLE) as a space for teacher education, as well as for sharing inputs aimed at more innovative and meaningful classes. To this end, we rely on the concepts of Open Educational Resources, Open Education, and studies on teacher education and TDCIs. This is qualitative research, designed as a case study. The results show that RAPLE is relevant and provides support for the practice and training of teachers, as it provides freely and easily accessible resources.
Downloads
References
ALMEIDA, D. S.; MARQUES, P. F. MOOCS: uma análise das experiências pioneiras no Brasil e Portugal – constatações e limitações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 21., 2015, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: [s. n.], 2015. p. 1-10. Disponível em: https://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_215.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
ARAÚJO, J. P. de; GARCIA, T. C. M; SANTOS SOBRINHO, D. M. dos; GARCIA, T. F. M. Uso das TDICs no contexto escolar. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 177-195, 25 set. 2023. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-pratica. Porto Alegre: Penso, 2018.
BAGUMA, G.; BARANIUK, R.; BEZUIDENHOUT, K.; BISSELL, A.; BOWLIN, R.; BROWNE, D.; CUPLINSKAS, D.; DALZIEL, J.; FORD, H.; GRAY, E.; HAGEMANN, M.; HORNER, M.; HUDSON, J.; KING, H.; LESPERANCE, J.; LEVY, P.; LIPSZYC, J.; PETRIDES, L.; RENS, A.; WILEY, D. Declaração de Cidade do Cabo para Educação Aberta: Abrindo a promessa de Recursos Educativos Abertos. [S. l.: s. n.], 2007.
BEVILÁQUA, A. F.; LEFFA, V. J.; COSTA, A. R.; FIALHO, V. R. Ensino de línguas online: um sistema de autoria aberto para a produção e adaptação de recursos educacionais abertos. Calidoscópio, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 190-200, maio 2017.
BOLL, C. I.; RAMOS, W. M.; REAL, L. C. Recursos educacionais abertos. In: MILL, D. Dicionário Crítico de Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 548-550.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002158/215804e.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.
BUTCHER, N. A Basic Guide to Open Educational Resources. British Columbia/Paris: COL e Unesco, 2011. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002158/215804e.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.
CONTRERAS-ESPINOSA, R. S. Convergência Midiática e Educação. In: MILL, D. (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
ENSINO DE LÍNGUAS ONLINE (ELO). Disponível em: https://elo.pro.br/cloud/. Acesso em: 21 nov. 23.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREITAS, M. de; ARAUJO, I. S.; HEIDEMANN, L. A. Cultura livre na educação: uma revisão da literatura sobre o uso de tecnologias livres, ciência aberta e recursos educacionais abertos no ensino de física e engenharia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 411-438, 15 ago. 2022.
FURNIEL, A. C.; MENDONÇA, A. P.; SILVA, R. Recursos Educacionais Abertos: Conceitos e princípios. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2016.
FURTADO, D; AMIEL, T. Guia de Bolso da Educação Aberta. Brasília, DF: Iniciativa Educação Aberta, 2019.
GLAT, R. Desconstruindo Representações Sociais: por uma cultura de colaboração para inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, [S. l.], v. 24, p. 9-20, 2018.
HEERY, R.; ANDERSON, S. Digital repositories review. In: UKOLN. Ahds: arts and humanities data service. Fev. 2005. Disponível em: http://www.jisc.ac.uk/uploaded_documents/digital-repositories-review-2005.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.
HEXSEL, R. Propostas de Ações de Governo para Incentivar o Uso de Software Livre. Relatório Técnico do Departamento de Informática da UFPR, 004/2002, 2002.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Repositórios institucionais Dspace. [S. l.], 2011. Disponível em: http://dspace.ibict.br/dmdocuments/Repositorios_Institucionais_DSpace.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.
LEFFA, V. Nem tudo o que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Cuiabá: Edufmt, 2006.
LEFFA, V; OLIVEIRA, G; LOPES JUNIOR, J; OLIVEIRA, V. Ensino de línguas e tecnologias móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. In: MARQUES-SCHÄFER, G.; ROZENFELD, C. C. de F. Ensino de línguas e tecnologias móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 112-131.
LEFFA, Vilson J. UMA OUTRA APRENDIZAGEM É POSSÍVEL: colaboração em massa, recursos educacionais abertos e ensino de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, [S. l.], v. 55, n. 2, p. 353-378, ago. 2016.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LITTO, F. M. Aprendizagem a distância. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
MESQUITA, E.; FORMOSINHO, J. MACHADO, J. Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação. 2012. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/6929/1/Elza%20Mesquita_ARTIGO_AVEIRO_2012.pdf. Acesso em: 31 ago. 2023.
MURAKAMI, T. R. M.; FAUSTO, S. Panorama atual dos Repositórios Institucionais das Instituições de Ensino Superior no Brasil. Incid: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 185, 20 dez. 2013.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 20 nov. 2023.
O SISTEMA OPERACIONAL GNU. Disponível em: https://www.gnu.org/gnu/gnu-history.html. Acesso em: 17 abr. 2023.
OLIVEIRA, A. C.; CARVALHO, C; CARRASQUEIRA, Karina. Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil. Educar em Revista, [S. l.], v. 36, p. 1-22, 2020.
OLIVEIRA, M. Objetos de aprendizagem para o ensino de espanhol como língua estrangeira: análise da presença em repositórios e dos metadados. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2019.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. [S. l.], 2023. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 10 abr. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração REA de Paris. 2012. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246687_por. Acesso: 20 out. 2023.
PAIVA, V. L. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
PEREIRA, D. E.; FILHO, E. A; ÁVILA, M. V. D. Formação Continuada de Professores em Tempos de TDICs: Percepções e Desafios. Ensino, [S. l.], v. 2, n. 23, p. 161-169, 2022.
ROZENFELD, C.; VIANA, N. Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos. Delta: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 35, n. 4, 2019.
WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. Learning object design and sequencing theory. Unpublished doctoral dissertation. Brigham Young University, 2000. Disponível em: http://www.reusability.org/read/chapters/wiley.doc. Acesso em: 08 fev. 2023.
WORDPRESS. 2023. Disponível em: https://br.wordpress.org/. Acesso em: 24 abr. 2023.
ZANIN, A. Recursos educacionais abertos e direitos autorais: análise de sítios educacionais brasileiros. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 22, n. 71, p. 1-25, 7 dez. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.