Tradução na aprendizagem de línguas: uma abordagem ‘para quê’

Autores

  • Paolo E. Balboni Ca' Foscarfi University, Venice, Italy

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.v3.n2.2017.9546

Palavras-chave:

Tradução na aprendizagem e no ensino de línguas. Competência comunicativa.

Resumo

A literatura sobre tradução e aprendizagem e ensino de línguas mostra a prevalência da abordagem ‘pró e contra’, ao passo que uma abordagem ‘para quê’ seria mais proveitosa. A fim de evitar que este segundo tipo de abordagem se transforme numa lista aleatória dos potenciais benefícios do uso da tradução no ensino das línguas, o presente ensaio sugere o uso de um modelo formal de competência comunicativa, para verificar quais dos seus componentes podem tirar proveito das atividades ligadas à tradução. O resultado é um mapa dos efeitos da tradução na ampla gama de competências e habilidades que constituem a aprendizagem de uma língua. 

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Biografia do Autor

Paolo E. Balboni, Ca' Foscarfi University, Venice, Italy

Department of Linguistic and cultural studies. Chair of Language Education Research.

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Publicado

01/12/2017

Como Citar

BALBONI, P. E. Tradução na aprendizagem de línguas: uma abordagem ‘para quê’. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 3, n. 2, p. 276–299, 2017. DOI: 10.29051/rel.v3.n2.2017.9546. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/9546. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos