The insertion of english language in the curriculum of the initial grades in brazilian schools

Authors

  • Luiz Fernando Scaglion Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília - SP
  • Luciana Aparecida de Araújo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília - SP https://orcid.org/0000-0003-1147-5039
  • Claudia Regina Mosca Giroto Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília - SP https://orcid.org/0000-0001-6267-8085

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5i2.12890

Keywords:

English language, Curriculum, Initial grades.

Abstract

English language learning should not be reserved only for a small part of society, but it must be a guaranteed right to all and provided by the State, considering the expansion of communication and work possibilities. Given the relevance of this theme, the present study aimed to analyze the studies that discussed the insertion of the English language in the curriculum of the initial grades of Elementary School from 1996 to 2018 available in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). It reached the conclusion that from 1808 until the twentieth century, English has been a language for the elite and politically the language was not considered necessary for the training of workers. Although educational changes currently guarantee the teaching of this language in public schools, there is evidence of the necessity for greater investments in education and teacher training to ensure access and quality teaching of this language.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Fernando Scaglion, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília - SP

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC).

Luciana Aparecida de Araújo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília - SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Doutora em Educação.

Claudia Regina Mosca Giroto, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília - SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Educação Especial (DEE), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr). Doutora em Educação.

References

ANDRADE, Ezequias Felix de. O ensino de língua inglesa em escolas públicas: um diálogo possível. 2015. 70f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

BRASIL. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 25 jul. 2018.

BRASIL. 1996. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Estrangeira. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Acesso em: 19 jun. 2019.

BRASIL. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 19 jun. 2019.

BRASIL. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 19 jun. 2019.

BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. São Paulo: Cortez, 2008.

CARVALHO, Valceli Ferreira de. A Língua Inglesa no Ensino Básico: processo de identificação no contexto de uma escola pública. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários), Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo- SP, 2010.

CORREA, Edith Santos. A política de formação de professores de língua inglesa e os desafios da prática cotidiana na escola pública. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, 2018.

COSTA, Rinaldo Vitor da. Pode ser em inglês? Não. Em português primeiro. Ensino de língua inglesa para crianças em contextos emergentes no país: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada): Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2007.

COSTA, Mirley Tereza Correia da. Políticas Linguísticas: o ensino de línguas estrangeiras em escolas públicas do estado do Amazonas. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, 2014.

COVINO, Liliana. Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de língua inglesa: sintonia entre teoria e prática. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.

EMILIO, Rejane Maria. Ensino de língua inglesa no ensino fundamental: aproximação às representações sociais de professores sobre o componente curricular. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Católica de Santos, Santos, SP, 2008.

FERREIRA, Cleia Simone; SANTOS, Everton Neves. Políticas Públicas Educacionais: apontamentos sobre o direito social da qualidade na educação. Revista LABOR, n. 11, v. 1, 2014.

FONSECA, Ana Lúcia Simões Borges. A imposição do inglês como política linguística: na contramão do plurilinguismo. Tese (Doutorado em Educação)Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão-SE, 2018.

JUCÁ, Leina Claudia Viana. Das histórias que nos habitam: por uma formação de professores de inglês para o Brasil. 2017. 268f. Tese (Doutorado em estudos Linguísticos), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

LIMA, Roberto de Souza. Os PCN-LE e a prática docente: realidade ou utopia. Dissertação. (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, Brasília, 2005.

MACIEL, Ruberval Franco. Negociando e construindo conhecimentos e práticas locais: a formação de professores de língua inglesa e os documentos oficiais. 2013. 183f. Tese (Doutorado em estudos Linguísticos), Universidade de, São Paulo, São Paulo, 2013.

MENEGAZZO, Maria Alice. Os PCNEM e PCN₊ de língua estrangeira: sugestões aplicáveis, Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem), Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, 2006.

MIRANDA, Nilva Conceição. Ensino de língua inglesa no Brasil, políticas educacionais e a formação do sujeito da educação básica. 2015. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

NASCIMENTO, Laudo Natel do. A formação do professor de língua inglesa e a legislação: o caso do curso de letras – habilitação português-inglês da UFS. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, SE, 2010.

OLIVEIRA, Cleiton de. A pesquisa sobre municipalização do ensino: algumas tendências. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fátima. Politica e gestão da educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 78-91.

OLIVEIRA, Ênio de. Políticas de Ensino de Línguas Estrangeiras em Escolas Públicas do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.

OLIVEIRA, Luiz Eduardo. A instituição das línguas vivas no Brasil: o caso da Língua Inglesa (1809-1890). Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Histórica, Política e Sociedade. São Paulo, 2006.

OLIVEIRA, Pauliana Duarte. O imaginário do aluno sobre a língua inglesa na constituição de sua subjetividade. Dissertação (Mestrado em Linguística) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2006.

PUCCI, Renata Helena Pin. O ensino da língua inglesa na escola pública: um olhar para os sentidos construídos por seus professores acerca de onde, para quem, porque e como ensinam. 2017. 145f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2017.

ROCHA, Claudia Hilsdorf. Provisões para ensinar LE no ensino fundamental de 1ª a 4ª séries: dos Parâmetros oficiais e objetivos dos agentes. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada), Universidade Estadual de Campina, Campinas-SP, 2006.

ROCHA, Luana Franco. O ensino de língua estrangeira em Niterói: Um Olhar Político-Linguístico. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, 2016.

SANTOS, Isadora Maria Falbot dos. O ensino de língua inglesa em duas escolas pública de Cuiabá: com a palavra, as professoras. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem), Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2014.

SANTOS, Andressa Cristiane. Proposta curricular do Estado de São Paulo: a relação entre as crenças e a prática de dois professores de inglês. 2015. 164f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos), Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2015.

SANTOS, Elaine Maria. Entre a tradição e a inovação: professores e compêndios de inglês do século XIX. 2017. 325f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Sergipe, São Cristóvão, 2017.

SECATTO, Mariana Guedes. Políticas Linguísticas e as representações da prática docente no ensino fundamental I: língua inglesa. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). IEL/UNICAMP, Campinas, 2016.

SOUZA, Sérgio Augusto Freire de. O movimento dos sentidos sobre línguas estrangeiras no Brasil: discurso, história e educação. Tese (Doutorado em Linguística). IEL/Unicamp, Campinas, SP, 2005.

SOUSA, Renata Maria Rodrigues Quirino. Professores de Inglês da Escola Pública: investigações sobre suas identidades numa rede de conflitos. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

TOMASEL, Soraia. “To be or not to be”: A produção da docência de Língua Inglesa em documentos legais, Dissertação (Mestrado em educação), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, 2017.

VIDOTTI, Joselita Júnia Viegas. Políticas linguísticas para o ensino de língua estrangeira no brasil do século XIX, com ênfase na língua inglesa. 2012. 245f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

VINCENTIN, Karina Aparecida. Inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental Público: de representaçoes de professores a políticas linguisticas. 2013. 149f. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

Published

01/10/2019

How to Cite

SCAGLION, L. F.; ARAÚJO, L. A. de; GIROTO, C. R. M. The insertion of english language in the curriculum of the initial grades in brazilian schools. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. 2, p. 359–377, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i2.12890. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12890. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.