Análise da base empírica para pesquisa na área linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.3.17428

Palavras-chave:

Base empírica, Linguagem humana, Linguística, Falantes nativos

Resumo

A linguística constitui o estudo científico da linguagem humana, indicando que é uma análise completa, objetiva, sistemática e específica da linguagem. Este estudo dedica-se principalmente à análise da base empírica da pesquisa na área da linguística. Para tanto, utiliza-se um método descritivo, levando-se em conta inúmeros estudos relevantes. A análise demonstra que as avaliações dos falantes nativos da aceitabilidade dos modelos linguísticos sempre constituíram uma parte significativa dos dados linguísticos. Dito isso, os linguistas normalmente extraíram esses dados ao acaso e receberam os resultados de forma acrítica ou recusaram julgamentos de aceitabilidade total e igualmente acriticamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Lancaster, H. S., Lien, K. M., Chow, J. C., Frey, J. R., Scherer, N. J., & Kaiser, A. P. (2020). Early speech and language development in children with nonsyndromic cleft lip and/or palate: A meta-analysis. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 63(1), 14-31.

Margić, B. D., & Vodopija-Krstanović, I. (2018). Language development for English-medium instruction: Teachers’ perceptions, reflections and learning. Journal of English for Academic Purposes, 35, 31-41.

Nursulton, S. (2020). The Significance and Significance of Modern Linguistic Trends in Uzbek Linguistics. International Journal of Progressive Sciences and Technologies, 16-18.

Olulade, O. A., Seydell-Greenwald, A., Chambers, C. E., Turkeltaub, P. E., Dromerick, A. W., Berl, M. M., ... & Newport, E. L. (2020). The neural basis of language development: Changes in lateralization over age. Proceedings of the National Academy of Sciences, 117(38), 23477-23483.

Pennycook, A., &Makoni, S. (2019). Innovations and challenges in applied linguistics from the global south. Routledge.

Politimou, N., Dalla Bella, S., Farrugia, N., & Franco, F. (2019). Born to speak and sing: Musical predictors of language development in pre-schoolers. Frontiers in Psychology, 10, 948.

Ross, A. S. (2019). U and non-U: an essay in sociological linguistics. In The Importance of Language (pp. 91-106). Cornell University Press.

Shaykhislamov, N. Z. U., &Makhmudov, K. S. U. (2020). Linguistics and Its Modern Types. Academic Research in Educational Sciences, (1).

Spolsky, B. (2019). Linguistics and the language barrier to education. In Linguistics and Adjacent Arts and Sciences (pp. 2027-2038). De Gruyter Mouton.

Wang, Y., Williams, R., Dilley, L., & Houston, D. M. (2020). A meta-analysis of the predictability of LENA™ automated measures for child language development. Developmental Review, 57, 100921.

Publicado

30/06/2022

Como Citar

YULIA ALEKSANDROVNA, S. Análise da base empírica para pesquisa na área linguística. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.3, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.3.17428. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17428. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos